Edit Template

Ampliação do HDES será de 50 mil m2e outros 30 mil m2 serão remodelados

O Hospital do Divino Espírito Santo de Ponta Delgada (HDES) anunciou ontem que as versões finais dos dois programas funcionais que vão servir de base às obras de reparação, reorganização e redimensionamento do Hospital, cuja elaboração foi encomendada à ARIPA – Ilídio Pelicano, Arquitectos, Lda. e à Antares Consulting S.L., já foram entregues ao HDES e à Secretaria Regional da Saúde e Segurança Social.
Nesta fase, adianta o HDES, estes programas funcionais voltam a ser discutidos com as várias direções de serviços clínicos do HDES, visando ajustes finais de funcionalidade nas propostas feitas inicialmente e visando encontrar a melhor solução final na distribuição do espaço e de circuitos.
“Posteriormente, os programas funcionais serão partilhados com parceiros da sociedade civil, nomeadamente a Ordem dos Médicos e Ordem dos Enfermeiros visando consensualizar as diretrizes que contêm”, explica a administração do hospial, acrescentando que”o programa funcional, ficará ainda sujeito à apreciação do Governo dos Açores, visando a definição de financiamento entre os Governos da República e Regional, pretendendo-se lançar a empreitada de obras públicas que concretizará a solução aprovada para a reparação, reorganização e redimensionamento HDES, neste primeiro semestre de 2025”.
Os programas funcionais identificam a construção de um novo edifício (Novo Corpo Assistencial e Novo Corpo de Urgência e UCI) com uma ampliação e remodelação do atual edifício, novas áreas contíguas para serviços não clínicos, logísticos e redimensionamento do estacionamento.
A nova área a ampliar tem cerca de 50.510m2 e serão remodelados cerca de 34.510m2, dedicando-se ao estacionamento e adequação dos espaços exteriores com uma área de 17.892m2.

Edit Template
Notícias Recentes
Governo aprova plano regional para gerir secas e escassez de água nos Açores e cria comissão de resposta rápida
Governo terá de investir 1 779 M€ entre 2025 e 2050 para atinguir a neutralidade carbónica nos Açores
Federação de Bombeiros dos Açores receosa com eventuais limitações orçamentais para 2026
José Manuel Bolieiro sublinha importância do “diálogo” e defende “estabilidade” para viabilização do Orçamento de 2026
Abertas candidaturas para empresas açorianas integrarem a Web Summit 2025
Notícia Anterior
Proxima Notícia

Copyright 2023 Diário dos Açores