Edit Template

Hospital CUF-Açores com novo exame para avaliar doença hepática

O Hospital CUF-Açores disponibiliza um novo exame, a Elastografia Hepática Transitória (EHT), que permite detetar a presença de fibrose em doenças que afetam o fígado, nomeadamente a Doença Hepática Esteatósica, comumente conhecida por “fígado gordo”.
A nova resposta agora assegurada pelo Hospital CUF Açores vem aumentar de forma significativa a acessibilidade da população açoriana a cuidados de saúde inovadores.
A Doença Hepática Esteatósica, mais frequentemente associada à disfunção metabólica (diabetes mellitus, obesidade, dislipidemia e hipertensão arterial) ou ao consumo de álcool, manifesta-se em mais de 1 milhão e 200 mil portugueses, ou seja, em 11% da população nacional, podendo progredir para diferentes graus de fibrose hepática e, eventualmente, cirrose.
Considerando a morbilidade e mortalidade associadas à doença hepática, e sabendo-se que a cirrose hepática é a 10.ª causa de morte em Portugal, a realização deste exame torna-se de extrema importância na avaliação da fibrose e estadiamento da doença hepática esteatósica, bem como das hepatites virais, doenças hepáticas auto-imunes, entre outras.
Através da EHT, um exame indolor e não invasivo, os profissionais de saúde conseguem ainda avaliar o risco de potenciais complicações, como doença hepática descompensada e carcinoma hepatocelular.
O exame é realizado com recurso a uma sonda semelhante à utilizada na ecografia, sendo que a velocidade de propagação das ondas de ultrassons permite calcular o grau de rigidez do fígado, que se correlaciona com o grau de fibrose.

Edit Template
Notícias Recentes
Jorge Rita participa na manifestação de agricultores em Bruxelas contra cortes na PAC
Registados 60 acidentes de viação no arquipélago dos Açores
Pescado vendido em lota rendeu 2,5 milhões em Novembroe preço médio dispara para 8,61 euros/kg
Actividade económica nos Açores cresce 1,2% em Outubro, mas abranda face a Setembro
José Manuel Bolieiro destaca “novas oportunidades” dos Açores em conferência na Universidade de Coimbra
Notícia Anterior
Proxima Notícia

Copyright 2023 Diário dos Açores