Edit Template

Parabéns Diário dos Açores – Um jornal atento às comunidades açorianas dos EUA

Em mais um aniversário deste conceituado jornal da ilha de São Miguel, o único jornal açoriano que regularmente dá eco às iniciativas da comunidade açoriana da diáspora, e particularmente aqui da Nova Inglaterra, mercê de uma cooperação com o Portuguese Times, saúdo efusivamente toda a equipa que brilhantemente labuta diariamente para colocar na rua este secular veículo informativo.
Fundado em 1870 por Manuel Augusto Tavares de Resendes, o Diário dos Açores tem sido efetivamente um instrumento importante não apenas na projeção e divulgação da vivência açoriana como na solidificação da democracia e uma voz na defesa dos direitos dos cidadãos, um papel que foi sendo cumprido ao longo dos anos e por isso ocupa ainda um lugar cimeiro na comunicação social açoriana.
Efetivamente a comunicação social assume importância fundamental na preservação e reforço da memória coletiva de uma comunidade, de uma região e de um país, arquivando momentos marcantes dessa vivência e da nossa identidade que perduram na memória do tempo e das gerações.
A parceria que o D.A. mantém com o P.T. já leva 13 anos de existência, quando o seu diretor Osvaldo Cabral, conhecedor como poucos da realidade açoriana nos EUA, propôs uma estreita colaboração que, refira-se, tem sido saudável e frutífera melhor servindo os açorianos na origem e nos EUA. E a provar isso, as reações dos leitores deste semanário de língua portuguesa de New Bedford, estado de Massachusetts, têm sido francamente positivas. É que os açorianos deste lado adquirem mais vastos conhecimentos do que se passa na terra de origem e vice versa.
Não há dúvida de que celebrar um aniversário, neste caso 155 anos, é sempre uma data especial que deve ser assinalada e o Diário dos Açores, só por essa longevidade e percurso marcante e bem vincado nas diferentes etapas da vida social açoriana, tornou-se num jornal de referência da comunicação social dos Açores e… da diáspora açoriana.
Tendo conhecimento das dificuldades e dos enormes desafios que a imprensa açoriana e a da diáspora enfrentam atualmente, é de louvar a luta persistente deste secular jornal açoriano em manter portas abertas servindo assim a população local, com um trabalho sério, independente e rigoroso.
Parabéns e continuem com essa nobre tarefa de servir todos os açorianos.

Francisco Resendes*

*Diretor do Portuguese Times, New Bedford, Massachusetts, EUA

Edit Template
Notícias Recentes
“Romeiros de São Miguel” inscritos no Inventário Nacional do Património Cultural Imaterial
“Habemus Papam” Cardeal Robert Prevost é o novo Papa e escolhe o nome de Leão XIV
Dia da Europa assinala hoje os 75 anos da Declaração Schuman com o Governo açoriano a assinalar a data em São Jorge
“Fixar jovens nos Açores tem de ser um desígnio local e regional”, defende o Presidente da Assembleia Regional
Ex-director do Serviço de Neurologia do HDES condenado a cinco anos e meio de cadeia
Notícia Anterior
Proxima Notícia

Copyright 2023 Diário dos Açores