O presidente da Câmara Municipal da Ribeira Grande, Alexandre Gaudêncio, esteve presente na cerimónia de abertura do evento “Ensino Pro 5.0”, tendo referido que “o futuro da economia local passa pela aposta no ensino profissional”, atendendo aos novos investimentos que vão surgir nos próximos anos.
“Nos últimos 10 anos, o sector de comércio e serviços cresceu 30% na Ribeira Grande, estando previstos novos investimentos privados que vão necessitar de mão-de-obra qualificada. É por isso importante que agarrem essa oportunidade e concluam os vossos cursos, porque terão à vossa espera um futuro promissor.” destacou Alexandre Gaudêncio no evento que marcou o 27º aniversário da Escola Profissional da Ribeira Grande e que decorreu no passado dia 5 de Fevereiro, na Associação Agrícola de São Miguel.
O autarca enalteceu o trabalho desenvolvido pelas várias direcções daquela escola, tendo assumido que “se não fosse a Câmara Municipal não haveria ensino profissional no concelho”, atendendo aos constrangimentos legais e financeiros que foram ultrapassados quando tomou posse em 2013.
Para o futuro, Gaudêncio referiu ser pertinente “abrir o polo da cidade nas antigas instalações da escola Gaspar Frutuoso”, visto que aquele imóvel foi cedido recentemente pelo Governo Regional à autarquia, e porque “todos os anos a procura é maior que a oferta”, sendo por isso urgente encontrar-se novos espaços para que a escola e o ensino profissional possa “continuar a crescer”.
No final, o autarca realçou que “o ensino profissional é prestigiante, sendo uma excelente forma de valorização pessoal e profissional, independentemente da área formativa, sendo, por isso, uma mais-valia para todos.”