O Presidente da Câmara Municipal de Ponta Delgada, Pedro Nascimento Cabral, anunciou que foi adjudicada a obra de construção do parque de estacionamento da rua da Cidade, na freguesia dos Fenais da Luz, pelo valor de 187 500 euros, a que acresce o IVA à taxa legal em vigor.
Conforme indicou, o parque de estacionamento terá “capacidade para 42 viaturas”, tratando-se de uma intervenção necessária para garantir “melhor qualidade de vida à população dos Fenais da Luz e, de um modo particular, aos moradores da rua da Cidade”.
Segundo Pedro Nascimento Cabral, o investimento decorre da estratégia do actual executivo a visar “o desenvolvimento harmónico” e a “fixação territorial” nas 24 freguesias de Ponta Delgada.
“O investimento em parques de estacionamento não se resume a uma aposta no bem-estar dos nossos munícipes e de quem nos visita; é também uma estratégia para a fixação territorial das freguesias. Ao garantir melhores condições de acessibilidade, incentivamos a permanência da população, combatendo o êxodo para os meios urbanos”, aprofundou.
A empreitada de construção do parque de estacionamento na rua da Cidade apresenta um prazo de execução de 90 dias e inclui a instalação de infra-estruturas eléctricas de iluminação.
Refira-se que, entre obras concluídas, em curso e programadas para a freguesia dos Fenais da Luz, a Câmara Municipal de Ponta Delgada soma investimentos superiores a 2,7 milhões de euros.
Destaque, a esse nível, para a empreitada de construção da nova Escola EB1/JI dos Fenais da Luz que se encontra a decorrer e também para as já adjudicadas obras da Rua do Outeiro, Rua do Botelho, Canada do Frias, Rua N.ª Sr.ª do Carmo e Rua Eng.º Arantes e Oliveira.
A acompanhar esta política de investimentos nos Fenais da Luz, refira-se que a Câmara Municipal de Ponta Delgada aumentou para 109 016,23 euros o apoio à Junta de Freguesia, ao abrigo do Contrato Interadministrativo de Delegação de Competências.
Recorde-se que, no Orçamento Municipal para 2025 e no âmbito dos Contratos Interadministrativos, a autarquia manteve a verba recorde de 3 milhões de euros para as 24 Juntas de Freguesia.