Edit Template

Paulo N. Cabral questiona Comissário da Agricultura

O eurodeputado Paulo do Nascimento Cabral levantou, durante a troca de pontos de vista com o Comissário europeu para a Agricultura e Alimentação, Christophe Hansen, sobre o futuro da agricultura, diversas questões fundamentais, entre as quais “a necessidade de regressarmos à essência da Polítca Agrícola Comum (PAC)”.
Quanto ao financiamento da futura PAC, o Eurodeputado do PSD destacou “também aqui a necessidade de termos o reforço da dotação financeira, e aí Senhor Comissário digo-lhe que nós podemos ir buscar fundos complementares, desde logo no financiamento das práticas ambientais, dos serviços ambientais que os agricultores prestam ao ambiente, que devem ser remunerados fora da PAC, além de que a agricultura é também segurança, e é também defesa. Portanto, os fundos que forem para a segurança e defesa também devem servir para a PAC. Não podemos ter exércitos e depois não conseguir alimentá-los”.
A necessidade de desburocratização e simplificação dos processos administrativos foi igualmente um ponto de relevo na intervenção do eurodeputado Açoriano, que enfatizou os desafios que os Estados-Membros enfrentam devido a exigências excessivas: «Disse e bem, que muitas vezes são os Estados-Membros que criam mais problemas, mas estes porque, em princípio, por desconfiança no Estado-Membro. E os Estados-Membros pedem papéis e mais papéis para garantir que esta sua atividade não é depois fiscalizada pela Comissão, com graves taxas em cima».
Paulo do Nascimento Cabral realçou igualmente a importância da renovação geracional e da atratividade das áreas rurais, além da atualização do envelope financeiro do POSEI, esclarecendo que “já sabemos que do seu lado temos o apoio ao POSEI, mas precisamos de fazer a atualização dos 2%, pelo menos, anuais.”
Por fim, o parlamentar europeu lamentou que as Regiões Ultraperiféricas, assim como as organizações representativas da saúde animal não tenham sido selecionadas, “uma vez que a saúde ambiental e humana estão representadas” para o Conselho Europeu para a Agricultura e Alimentação, um fórum de discussão criado pela Comissão Europeia para debater o futuro do setor.

Edit Template
Notícias Recentes
Foram descarregados em lota 1 048,61 toneladas de pescado no mês de Maio
Açores com reconhecimento internacional reforçado durante a Conferência dos Oceanos das Nações Unidas
“Mulheres à conversa” visita a história de Angola
Lagoa marcou presença no Encontro Ibérico de Orçamentos participativos
Documentário sobre a Viola da Terra em estreia no Museu Carlos Machado
Notícia Anterior
Proxima Notícia

Copyright 2023 Diário dos Açores