Edit Template

BE quer Interrupção Voluntária da Gravidez nos 3 hospitais

O deputado do Bloco de Esquerda nos Açores apresentou ontem uma proposta para que o Governo Regional garanta recursos humanos e técnicos para ser possível realizar interrupções voluntárias da gravidez (IVG) nos três hospitais da região.
“É preciso garantir, e é isso que iremos propor, através de um projeto de resolução, que nos hospitais da região haja recursos, sejam técnicos ou humanos, para permitir que a IVG se possa realizar em todos os hospitais da região”, afirmou, em declarações aos jornalistas, o deputado único do BE nos Açores, António Lima.
O parlamentar falava, em Angra do Heroísmo, à saída de uma reunião com o conselho de administração do Hospital de Santo Espírito da Ilha Terceira (HSEIT), onde nunca se realizaram interrupções voluntárias da gravidez, apesar de o procedimento ter sido legalizado há 18 anos.
A proposta de resolução do BE recomenda ao executivo açoriano que “diligencie no sentido de garantir a organização dos serviços de obstetrícia/ginecologia dos hospitais da região de forma a que o acesso à interrupção voluntária da gravidez não seja prejudicado pelo exercício de objeção de consciência, devendo para isso garantir a existência de profissionais de saúde, nomeadamente não objetores, em número suficiente, assim como os meios técnicos para a prestação efetiva, segura e atempada de cuidados relacionados com a interrupção voluntária da gravidez”.

Edit Template
Notícias Recentes
Município de Vila do Porto recebe imóvel da paróquia de Santo Espírito para criar espaço de homenagema D. António de Sousa Braga
PSD acusa Iniciativa Liberal de mentir sobre cultura em Ponta Delgada
Alexandra Cunha pretende melhorar recolha de resíduos, rever regulamento de ocupação do espaço público e desburocratizar
Homenagem à UAc celebra laços académicos entre Portugal e Brasil
Federação Agrícola dos Açores lamenta a fraca adesão aos cursos de Ciências Agrárias da UAc
Notícia Anterior
Proxima Notícia

Copyright 2023 Diário dos Açores