Edit Template

“Publicar um livro é um ato de generosidade e um contributo irrefutável à nossa cultura”, afirma Pedro Nascimento Cabral

O Presidente da Câmara Municipal de Ponta Delgada, Pedro Nascimento Cabral, afirmou que “publicar um livro é um acto de generosidade e um contributo irrefutável à nossa cultura”.
Pedro Nascimento Cabral falava no lançamento do livro “Estórias do lugar de Ponta Delgada – De Santa Clara, ermida, até à Igreja de São Mateus (Século XVII)”, “uma obra de João Pacheco Melo que mesmo não sendo histórica, contribui para aprofundar os conhecimentos e perpetuar as memórias da nossa terra”.
Para o Presidente da Autarquia “a nossa história faz-se de pequenas narrativas, que são publicadas em livros como as Estórias do lugar de Ponta Delgada. Livros documentados e fundamentados que perpetuam o legado que os nossos antepassados nos deixaram e que nós temos o dever de recebe-lo, aprimora-lo e transpô-lo às gerações futuras”.
“Este é um livro onde o autor se exprime romanceando factos da nossa memória colectiva. Uma obra onde o responsável expressa a sua inquietude e resiliência em querer procurar os mais ínfimos pormenores da nossa cultura, da nossa maneira de ser e de estar, transformando-os de forma cativante. Algo extraordinário, que empolga o leitor e o leva a querer saber mais”, vincou.
Durante a apresentação deste III volume da colecção “Estórias do lugar da Ponta Delgada”, que decorreu no Salão Nobre do Coliseu Micaelense, Pedro Nascimento Cabral ainda desejou que o autor continuasse o bom trabalho que tem vindo a fazer e elogiou a excelência da intervenção da escritora Madalena San-Bento, que retratou o fio narrativo desta obra e o quão próximo dos factos históricos esta produção fictícia se coloca.
João Pacheco de Melo também aproveitou a oportunidade para agradecer a presença de todos, incluído a do Presidente da Câmara Municipal de Ponta Delgada, no lançamento desta sua III obra, que faz parte de uma colecção de sete volumes sobe as origens da cidade de Ponta Delgada.

Edit Template
Notícias Recentes
“Romeiros de São Miguel” inscritos no Inventário Nacional do Património Cultural Imaterial
“Habemus Papam” Cardeal Robert Prevost é o novo Papa e escolhe o nome de Leão XIV
Dia da Europa assinala hoje os 75 anos da Declaração Schuman com o Governo açoriano a assinalar a data em São Jorge
“Fixar jovens nos Açores tem de ser um desígnio local e regional”, defende o Presidente da Assembleia Regional
Ex-director do Serviço de Neurologia do HDES condenado a cinco anos e meio de cadeia
Notícia Anterior
Proxima Notícia

Copyright 2023 Diário dos Açores