Fevereiro 2, 2025
Demorei duas semanas desde a tomada de posse de Trump para me decidir a começar este Diário. Não que tivesse alguma esperança que as coisas fossem correr de maneira diferente, sabia que este mentiroso criminoso-presidente é capaz de cumpri as suas promessas, mesmo que sejam asquerosas e condenáveis. E, por outro lado, sei o que a casa gasta, desde há muitos anos que o venho criticando e condenando nos meus escritos, até mesmo no “Diário da Epidemia” não o poupei, fui duro nos meus comentários.
Nestas duas semanas, o homem tem sido implacável, até mesmo muito pior do que as asneiras que fez de Jan. de 2017 a Jan. de 2021. Na primeira vez, rodeou-se de gente má, à semelhança dele próprio. Muitos acabaram na prisão, condenados por ações ilegais e outros foram despedidos pelo chefe, quando tentaram alguma critica ou confrontação. Agora, depois de ter aprendido bem a sua lição, tornou a arrastar consigo uma corja de ajudantes que, individualmente e em conjunto, são do pior que se possa imaginar. Há alguns pontos a mencionar, mesmo que seja em frases curtas:
1 – Trump é mau, venenoso, e vingativo, tem raiva aos que ele considera inimigos.
2 – Ele não tem inteligência para sozinho estipular todas as medidas que tem impingido à força. Há muita gente sem escrúpulos por detrás de Trump.
3 – Todo o plano que estão a implementar já vem sendo estudado pelo menos desde que perdeu as eleições em 2020. Tudo estava bem explicado no famigerado Projeto 2025, o tal que Trump sempre disse que não tinha nada a ver com ele.
4 – É vergonhoso o comportamento de todos os Congressistas e Senadores Republicanos. Nem tentam salvar a honra e os princípios do partido, abraçaram a MAGA agenda e defendem-na, desavergonhadamente, bem como ao presidente.
5 – Do mesmo modo, está a ser vergonhosa a falta de “tomates” do partido Democrata, que mostra que, durante os últimos meses, não se deram ao trabalho de prever, estudar e implementar uma política de confronto à estratégia republicana. Nem que a salvação da Democracia caísse do céu!
6 – Estamos no primeiro dia da Guerra das Tarifas. Não se entende que Trump use este sistema para atacar e destruir as economias dos países vizinhos, alegando mesmo que quer anexar o Canadá para que passe a ser o 51º Estado da União. Claro que os governos do Canadá e o do México tinham de responder do mesmo modo, sabendo de antemão que provavelmente vão ter que capitular ao poderio do chicote americano.
Talvez seja sintomático notar que, depois de deportarem muitos trabalhadores da agricultura, hoje reparei que estava a comer morangos importados … do México! E agora é esperar pelos aumentos dos preços no supermercado. A promessa de reduzir os preços nem chegou ao fim da 2ª semana de ditadura!
João Bendito