Edit Template

Bolieiro salienta colaboração das Forças Armadas e da GNR com os Açores

O Presidente do Governo dos Açores, José Manuel Bolieiro, recebeu em audiência de apresentação de cumprimentos o novo Comandante Operacional dos Açores, Tenente-General César Paulo da Silva Rodrigues.
O líder do governo açoriano destacou o conhecimento que o Tenente-General possui sobre o arquipélago, sublinhando a sua experiência prévia na Base Aérea n.º 4, nas Lajes, e o seu envolvimento em diversas iniciativas de cariz militar e científico.
O governante reforçou a importância da cooperação entre o Governo dos Açores e as Forças Armadas, considerando-as “verdadeiros parceiros” na proteção e no apoio às populações em diversas áreas.
“Temos nas Forças Armadas Portuguesas nos Açores verdadeiros parceiros”, afirmou Bolieiro, reconhecendo o papel fundamental desempenhado pelos militares nos três ramos das Forças Armadas em missões de segurança e defesa, mas também de proteção civil e colaboração com a população.
José Manuel Bolieiro sublinhou ainda a relevância estratégica dos Açores no contexto nacional e europeu, apelando a um reforço da presença militar na Região.
“O futuro impõe novos desafios de um reposicionamento, através da dimensão que os Açores acrescentam ao país e à União Europeia, pela via marítima e aérea. E as questões de segurança e defesa que tudo isso acarreta”, salientou.
O Tenente-General César Paulo da Silva Rodrigues traz uma vasta experiência ao cargo, tendo liderado a Base Aérea n.º 4 entre 2016 e 2018, onde esteve envolvido em importantes missões de evacuação, busca e salvamento, bem como na articulação com as forças dos Estados Unidos.
O militar também desempenhou funções na Assembleia da República, como Assessor Militar na Comissão Parlamentar de Defesa Nacional, nos últimos três anos.

Nova Comandante
da GNR

O Presidente do Governo dos Açores recebeu também em audiência a Coronel Cláudia Santos, Comandante do Comando Territorial dos Açores da Guarda Nacional Republicana (GNR), numa visita de apresentação de cumprimentos.
O líder do executivo açoriano deu as boas-vindas à oficial e reafirmou a disponibilidade do Governo dos Açores para colaborar no desempenho das funções da GNR no arquipélago.
“A GNR tem um papel fundamental no apoio às populações açorianas, e o Governo dos Açores reconhece e valoriza esse compromisso”, sublinhou José Manuel Bolieiro.
A Coronel Cláudia Santos conta com uma vasta carreira na GNR, tendo desempenhado diversas funções de relevo, incluindo a assessoria ao General Comandante-Geral da Guarda, cargos de comando no Comando Territorial de Lisboa e funções ligadas ao ensino e às relações internacionais da instituição. O seu percurso inclui ainda a liderança de destacamentos de trânsito e a participação na EUROGENDFOR, a força europeia de gendarmeria.
Por sua vez, a nova Comandante do Comando Territorial dos Açores destacou a importância da cooperação institucional para o sucesso da missão da GNR na Região.
A oficial soma 10 louvores e 13 condecorações atribuídas por entidades nacionais e estrangeiras, reconhecendo o seu mérito e dedicação ao serviço.

Edit Template
Notícias Recentes
Hotelaria açoriana espera crescer nas receitas este ano e vê nos EUA um dos melhores mercados
Dívida Bruta dos Açores aumenta para 3.292,1 milhões de euros
Avião cargueiro suspende voos entre Continente, S. Miguel e Terceira
Nove sismos entre S. Miguel e Terceira no espaço de uma hora
Grupo Bensaude financia estudo sobre impacto da Universidade dos Açores no ecossistema regional
Notícia Anterior
Proxima Notícia

Copyright 2023 Diário dos Açores