O tradicional Corso de Carnaval do Pico da Pedra, concelho da Ribeira Grande, vai sair à rua no próximo Domingo, completando 44 edições.
Numa organização da Casa do Povo de Pico da Pedra, em parceria com a Junta de Freguesia e as várias instituições picopedrenses, para além do apoio da Câmara Municipal da Ribeira Grande, este Corso, muito participado e animado, com a sua cor e ritmo, é já considerado um marco no carnaval micaelense.
O cortejo sairá às 15h00 da rua das Giestas, percorrendo a rua 1º Barão da Fonte Bela, Largo do Trabalhador, Avenida da Paz, dando a volta no bairro da Picolar e regressando ao Largo do Trabalhador, onde se fará o encerramento com a distribuição de troféus e oferecido um pequeno lanche aos participantes.
O Corso contará este ano com 16 representações, integrando 310 figurantes, com especial realce para as instituições da freguesia e para o grupo informal de José António Tavares (Sousa), que ao longo dos anos sempre marca a sua presença com grande brilhantismo.
Após o cortejo passar pelo centro da freguesia, Largo do Trabalhador, no Coreto, irá actuar o conjunto “MeioQésamba” e a “9 Circos”, animando a assistência até o regresso do mesmo.
José Maria Cardoso Jorge, dinâmico Presidente da Casa do Povo do Pico da Pedra, salienta ao nosso jornal que este Corso Carnavalesco, “pelas suas características, consegue todos os anos trazer muitas centenas de pessoas à freguesia, com todas as vantagens advenientes, pois os visitantes ficam a conhecer a nossa bonita e briosa freguesia, e tudo quanto temos para oferecer”.
Sublinha ainda ao “Diário dos Açores” que “a restauração tem grande movimento, o que é muito bom para os comerciantes locais”.
Em simultâneo – acrescenta – os visitantes terão a oportunidade de saborear as deliciosas malassadas, confeccionadas pelos nossos Escuteiros e pela Casa do Povo, cujo receita reverterá para as suas atividades.
“Chama-se a atenção que as artérias por onde circulará o cortejo estarão encerradas ao trânsito entre as 14h00 e as 19h00. A fim de se poder disciplinar o trânsito, solicita-se que utilizem as vias alternativas para a freguesia, evitando a Rua das Giestas. Todos estão convidados!”, conclui o Presidente da Casa do Povo, José Maria Jorge.