Edit Template

Enigmática

Escrevi enquanto almoçava no restaurante do Aeroporto de Lisboa. Gosto de observar desconhecidos e de imaginar as suas personalidades e vidas, que tento desenhar por palavras. Uma forma de entretenimento como outra qualquer.

Sentou-se a comer duas mesas à minha frente. É bonita, é morena, de cara afusada, cabelos a cairem-lhe abaixo dos ombros. Faz questão em ser carrancuda quando se sente observada. Noto que não está a ver o mundo à sua volta, as pessoas que conversam, que riem, que convivem, aparentemente despreocupadas. Tento interpretar-lhe a vida através do rosto. Está aqui apenas fisicamente, como um capataz descontente inquieto por entregar o manche das chaves ao patrão e ir-se embora para casa. A senhora está divorciada, quase aposto. Ou estará em breve. Tem cara de traída. Ou não será de mãe preocupada com os caminhos errados de uma filha adolescente? Quanto mais a observo, mais me inspiro, e não quero que se vá embora sem que a tenha interpretado melhor. Está presa à vida, à vida que não queria, mas que lhe saiu em sortes. O marido, ou companheiro, ou o tirano, estará longe, mesmo assim controla-a. “Ele está aqui ao meu lado”, é o que ela me quer dizer. “Não olhes para mim. Eu sei que em tempos fui “gira”, que fui livre, mas agora não. Estou perdida para a vida, tão nova que sou, e , pior, habituei-me a gostar de estar perdida. Entreguei de modo próprio a alma ao diabo.”
Puxou os óculos para os olhos e virou-se ao telemóvel. E mastiga e mastiga o melão que escolheu para sobremesa. Parece-me bem mais aliviada após a mensagem que enviou e recebeu. O rosto preocupado, mortiço, já dá mostras de querer reviver. Tira os óculos, olha zangada para o chão do canto do restaurante, como se o chão também a maltratasse. Que incógnita! Mas esta mulher é uma navegante perdida no mar da indiferença. Esta mulher debulha-se em lágrimas que não correm. Apetece-me ir ali abraçá-la. Se calhar, jamais a avistarei, mas desejo-lhe a melhor sorte do mundo.

João Gago da Câmara

Edit Template
Notícias Recentes
Variante às Capelas tem 184 processos de expropriação ainda pendentes em tribunal
Análise genética confirma captura acidental de raro tubarão-tigre-da-areia em São Miguel
PEPAC mantém financiamento integral da florestação e aumenta apoios a outros investimentos florestais
Música ao pôr-do-sol na Ermida de Nossa Senhora dos Remédios
Indicador da actividade económica dos Açores cresce 0,5% em Maio, mas volta a desacelerar
Notícia Anterior
Proxima Notícia

Copyright 2026 Diário dos Açores