O Presidente da Câmara Municipal de Ponta Delgada, Pedro Nascimento Cabral, anunciou que a autarquia adjudicou a empreitada de construção de 31 novos apartamentos na rua Cardeal Humberto Medeiros, na freguesia dos Arrifes, pelo valor total de 4 628 000 euros.
“Este é mais um passo concreto que damos para ajudar os nossos munícipes e responder ao desafio da Habitação. Trata-se do maior investimento municipal alguma vez feito no sector e vem contribuir para o projecto de desenvolvimento que definimos para os Arrifes e restantes freguesias do concelho”, salientou Pedro Nascimento Cabral.
O Presidente da Câmara Municipal de Ponta Delgada voltou a indicar que, além dos Arrifes, o Instituto de Habitação e Reabilitação Urbana (IHRU) já aprovou projectos para a construção de novas moradias nas freguesias de São José, Santa Clara, São Sebastião, São Pedro, Fajã de Cima, Fajã de Baixo, Arrifes e Ginetes.
Apesar da falta de mão-de-obra com que o sector da construção civil se confronta na Região, Pedro Nascimento Cabral tem a expectativa de que as empresas se apresentem aos próximos concursos públicos que serão lançados.
Entretanto, a autarquia continua a aguardar resposta a mais candidaturas que foram submetidas ao IHRU para a concretização de novos projectos na área da habitação no concelho.
Contudo, só após autorização por parte do Instituto de Habitação e Reabilitação Urbana, é que a Câmara Municipal poderá desenvolver os procedimentos legais para o lançamento dos concursos públicos destinados à construção das moradias ou apartamentos.
No que diz directamente respeito aos Arrifes, Pedro Nascimento Cabral indicou que, entre projectos concluídos, em curso, e programados para a freguesia, a autarquia soma, ainda, investimentos de cerca de um milhão e meio de euros.
De entre os mais substanciais, destaque para o projecto de construção do Centro de Treinos do Arrifes Kickboxing Club, que irá envolver um apoio a rondar os 500 mil euros, e para os melhoramentos já realizados no campo de futebol do Águia dos Arrifes, no valor de 110 mil euros. De realçar igualmente as empreitadas de repavimentação das ruas Eduardo Soares de Albergaria, da Carreira, do Outeiro, dos Afonsos, do Colmeia e de passadeiras no Largo da Saúde, que ascendem a mais de 736 mil euros. A somar, a Câmara Municipal de Ponta Delgada garantiu a limpeza de órgãos de Drenagem no Caminho das Arribanas, Caminho dos Barreiros e Caminho da Lagoa do Conde, numa intervenção que se cifrou nos 14 560 euros.