O PSD/Terceira condenou ontem a “campanha de boatos” promovida pelo Partido Socialista sobre o setor da Saúde na ilha, lembrando que é o Governo Regional liderado pelos social-democratas que “está a reabrir serviços” que os governos do PS encerraram.
“É o Governo Regional liderado pelo PSD/Açores que está a reabrir serviços que o Partido Socialista encerrou ou que recusou colocar em funcionamento. Foi com este Governo que a ilha Terceira passou a ter uma Unidade de Radioterapia. E será este Governo a reabrir, este ano, a Unidade de Cuidados Coronários, encerrada em 2012”, afirmaram os social-democratas.
Segundo a Comissão Política de Ilha do PSD/Terceira, “os governos socialistas foram os mais centralizadores da história da Autonomia em matéria de Saúde, pelo que os boatos agora lançados pelo PS roçam o anedótico”.
“É manifestamente falso que alguma vez se tenha pretendido criar qualquer tipo de ‘hub’ ou concentração de serviços de saúde numa só ilha, nem tão pouco se equacione o esvaziamento de qualquer um dos hospitais da Região Autónoma dos Açores. O que está a acontecer é a criação de novas valências no Hospital do Santo Espírito da Ilha Terceira (HSEIT)”, referem.
O PSD local relembra que “foram investidos 5 milhões 622 mil euros em equipamentos médicos no HSEIT, entre 2021 e 2024”, e que, “no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) se conta um investimento de mais de 2,6 milhões de euros, que criou condições de formação aos técnicos da Imagiologia e também aos médicos cardiologistas, que a breve prazo vão assegurar a realização de exames como AngioTAC cardíaca naquela unidade de saúde”.
Os social-democratas acrescentam que, “em 2021 abriu o Serviço de Radioterapia do HSEIT, com os contornos que bem se conhecem e contra a vontade dos socialistas, sendo que o mesmo já realizou, até Janeiro de 2025, mais de 10 mil tratamentos a doentes de várias ilhas da Região”, concluem.