Hoje há Corso de Carnaval do Pico da Pedra, concelho da Ribeira Grande, a partir das 15 horas.
É o corso mais antigo da ilha de S. Miguel, que já vai em 44 edições.
A tradição mantém-se, graças à Casa do Povo de Pico da Pedra, em parceria com a Junta de Freguesia e as várias instituições picopedrenses, para além do apoio da Câmara Municipal da Ribeira Grande.
O cortejo sairá às 15h00 da rua das Giestas, percorrendo a rua 1º Barão da Fonte Bela, Largo do Trabalhador, Avenida da Paz, dando a volta no bairro da Picolar e regressando ao Largo do Trabalhador, onde se fará o encerramento com a distribuição de troféus e oferecido um pequeno lanche aos participantes.
O Corso contará este ano com 16 representações, integrando 310 figurantes, com especial realce para as instituições da freguesia e para o grupo informal de José António Tavares (Sousa), que ao longo dos anos sempre marca a sua presença com grande brilhantismo.
Após o cortejo passar pelo centro da freguesia, Largo do Trabalhador, no Coreto, irá actuar o conjunto “MeioQésamba” e a “9 Circos”, animando a assistência até o regresso do mesmo.
O Presidente da casa do Povo do Pico da Pedra, José Maria Cardoso Jorge, sublinha a importância do corso, “pelas suas características, que consegue todos os anos trazer muitas centenas de pessoas à freguesia, com todas as vantagens advenientes, pois os visitantes ficam a conhecer a nossa bonita e briosa freguesia, e tudo quanto temos para oferecer”.
Os visitantes terão a oportunidade de saborear as deliciosas malassadas, confeccionadas pelos Escuteiros e pela Casa do Povo, cujo receita reverterá para as suas atividades.
“Chama-se a atenção que as artérias por onde circulará o cortejo estarão encerradas ao trânsito entre as 14h00 e as 19h00. A fim de se poder disciplinar o trânsito, solicita-se que utilizem as vias alternativas para a freguesia, evitando a Rua das Giestas. Todos estão convidados!”, conclui o Presidente da Casa do Povo.