Edit Template

Bolieiro e eurodeputados do PS sublinham consenso na defesa da política de coesão

O Presidente do Governo Regional dos Açores defendeu ontem a adoção de políticas que promovam a coesão territorial e social no seio da União Europeia (UE), destacando o valor da região para a sua “dimensão estratégica”.
Após uma audiência concedida à delegação dos eurodeputados do PS, José Manuel Bolieiro enalteceu a escolha dos Açores para a realização das suas jornadas de trabalho, afirmando que há “pontes de consenso e entendimento (…) que, na política europeia, se devem desenvolver para valorizar os interesses dos Açores”.
Bolieiro, citado em nota de imprensa, defendeu a necessidade de políticas de coesão e solidariedade que reforcem o papel dos Açores na UE, devendo-se “promover estratégias que promovam a coesão territorial e social”.
O chefe do executivo açoriano sinalizou que os Açores “podem contribuir significativamente para a dimensão estratégica de Portugal e da UE maximizando oportunidades e reforçando a competitividade e inovação”.
Bolieiro destacou que a importância dos Açores não se limita ao setor económico, desempenhando um papel central em matéria de segurança e defesa no Atlântico Norte, sublinhando a “vantagem” do seu “posicionamento geoestratégico”.
As primeiras jornadas parlamentares da atual delegação socialista portuguesa no Parlamento Europeu estão a decorrer até Sábado, em São Miguel, subordinadas ao tema “Ultraperiferia, Coesão e Desenvolvimento no quadro da União Europeia”.
Segundo a organização, as jornadas socialistas têm como objetivo “destacar o papel das políticas europeias no processo de desenvolvimento da região (passado e futuro), particularmente enquanto região ultraperiférica da União Europeia” e “evidenciar o papel que o Parlamento Europeu desempenha nesse contexto e as conquistas” do grupo político nestas áreas.

Edit Template
Notícias Recentes
Romeiros nas estradas da ilha de S. Jorge
Anticiclone dos Açores fraco permite recorde de depressões
Ingestão de plásticos afecta cérebro das aves marinhas açorianas
Detida pessoa pela suspeita da prática do crime de posse de arma proibida no concelho de Ponta Delgada
Eco-Escola: Pedro Nascimento Cabral destaca compromisso dos alunos dos Ginetes com a salvaguarda do ambiente
Notícia Anterior
Proxima Notícia

Copyright 2023 Diário dos Açores