O Conselho de Administração do Grupo SATA assumiu anteontem, perante o Presidente da Câmara Municipal da Horta, a disponibilização da 10ª ligação aérea semanal na rota Lisboa-Horta-Lisboa, nos meses de Julho e Agosto, revelou o município.
A realização das 10 ligações semanais foi assegurada em reunião realizada na sede da companhia aérea, em Ponta Delgada, entre o Presidente do grupo SATA, Rui Coutinho, e o edil faialense, Carlos Ferreira.
Esta segunda reunião foi acordada há duas semanas, quando o Presidente da Autarquia e o Vice-Presidente Carlos Morais reuniram com o Conselho de Administração da companhia aérea regional, na sequência da colocação à venda de apenas nove voos semanais para a ilha do Faial nos meses de Julho e Agosto de 2025.
Para Carlos Ferreira, “a garantia de 10 ligações semanais em Julho e Agosto é um ato de justiça, uma necessidade premente e o mínimo que se poderia exigir”.
“Continuamos a defender um reforço efetivo de voos e de lugares, em especial no Verão IATA, alargado a todo o Verão para que os residentes possam deslocar-se, o Faial possa receber mais visitantes e a nossa ilha possa prosperar. Sabemos que há limitação de slots em Lisboa, mas o desafio que fazemos é o de encontrarmos soluções alternativas para esse aumento de ligações”, afirma.
Na reunião, o autarca faialense reiterou os fundamentos para o reforço de ligações, assentes “na mobilidade da população e na potenciação do Faial e do Triângulo como destinos turísticos de excelência, que precisam de boas acessibilidades para se afirmarem plenamente como instrumentos de desenvolvimento territorial e económico”.
Carlos Ferreira reforçou também a ambição por novas rotas para a ilha azul, a começar pela criação da rota Porto-Horta, no imediato ou num futuro próximo, reiterando à companhia aérea o desafio para estudar e viabilizar a sua implementação.
“O Município da Horta está disponível, repito, para ser parceiro e para assumir uma parte do risco da introdução de novas rotas para o Faial. É um investimento a olhar para o futuro da ilha e da Região”, salienta Carlos Ferreira.
A décima ligação Lisboa-Horta nos meses de Julho e Agosto traduz-se num voo à Segunda-feira, com partida de Lisboa às 10h55 e chegada às 12h25, e deverá ser colocada à venda a partir da próxima semana.