Edit Template

Tremor já tem programa completo com 60 artistas

Está fechado e apresentado o programa do Tremor 2025. A ter lugar em São Miguel entre os dias 8 e 12 de Abril, a edição deste ano abre novas rotas de programação que procuram dar continuidade ao trabalho de descoberta musical, criação colaborativa e acção ao lado da comunidade açoriana que o festival tem vindo a alimentar desde a sua primeira edição.
Um programa composto por 60 artistas e colectivos artísticos (dos quais 22 residem no arquipélago), 12 caminhadas performativas (desenvolvidas por Julius Gabriel e Asmâa Hamzaoui & Bnat Timbouktou no âmbito do Tremor Todo-o-Terreno powered by Fundação Millennium bcp), quatro concertos surpresa em relação com o património cultural e natural da ilha de São Miguel e sete projetos de residência, faz o esqueleto de uma edição que apresenta ainda uma nova secção (Arrepio), com uma proposta de performances imersiva e site-specific do colectivo berlinense 33.
A edição 2025 do Tremor vai ainda receber um ciclo de conversas que procura dar voz a artistas participantes e às temáticas presentes nas suas pesquisas e propostas. Com sede no NEAT Hotel Avenida, este Ponto de Escuta tem como foco os projectos de criação e participação desta edição, recebendo elementos dos Som Sim Zero, Rádio Vaivém, Projecto Carcaça (Coletivo Febre + Arquitecto Paulo Vieitas), Escola de Música de Rabo de Peixe e Filhos do Vento.
Numa parceria com o Centro Cultural da Caloura, o Tremor integra ainda como programação paralela a exposição “Ponto de Partida” que estará patente no espaço entre os dias 5 e 30 de Abril. A partir da colecção do Centro Cultural da Caloura, a mostra percorre memórias, influências e caminhos que moldam a criação artística e que se reflectem nas obras expostas.
Novidade este ano é também a viagem do Mini-Tremor powered by AC Cymbron – a secção de programação para famílias e crianças do festival – até à Lagoa. A ter lugar a dia 12 de Abril, entre as 10:00 e as 17:00, no Convento de Santo António (Lagoa), o programa recebe duas criações do colectivo WeTumTum, UMI e Tédio. O acesso ao Mini-Tremor powered by AC Cymbron é gratuito, sendo dada preferência a portadores de bilhetes para o festival.
Depois de em 2024 ter iniciado uma parceria com a APF/Amar a Diversidade, a edição deste ano dá continuidade ao trabalho de promoção de da segurança e diversidade no festival, com a criação de um espaço de informação e acompanhamento, uma zona para mediação de eventuais conflitos decorrentes de assédio e importunação, um canal de denúncias, a definição de um Código de Conduta e Protocolo e a formação de staff e equipas para a diversidade.
Na continuidade da parceria com a Vid’Açor, o Tremor incluirá ainda as actividades “Na Nossa Mesa” e “Cozinha Comunitária”, que permitem a exploração da culinária típica da ilha.
Nos nomes confirmados, há concertos e performances de: Ana Lua Caiano, Anita & Olan Nemet, Ari You Ok + Débora N’Jiokou aka Deby, Asmâa Hamzaoui & Bnat Timbouktou, Blanco Teta, Canto, Clarissa Connelly, DJ Gaivota & Colectivo Os Convidados, DJ Giovanna, Ece Canlı, Eugénia Contente, Exotic Gardens, Fidju Kitxora, FIRE!, Flipping Candy, Fulu Miziki, Fvbricia, Gay da Cinemateca, José Pinhal Post-Mortem Experience, Joseph Keckler, Julius Gabriel, KABEAUSHÉ, Kassie Krut, KEBRA, Keeley Forsyth, LaBlackie, Lumina, MA Ç ARICO, Melrose, Oboé com Asas, Oko Ebombo, Peaking Lights, Rafael Carvalho + FLiP, Romeu Bairos, Sistema de Entretenimiento, Valério AZ, Tarina, The Zenmenn, Why the Eye, Zelecta e 800 Gondomar. Nas residências artísticas, o espetáculo original Paredes, que junta Ben Chasny (Six Organs of Admittance) a Norberto Lobo, a colaboração da Escola de Música de Rabo de Peixe com o saxofonista francês Guillaume Perret, mais um episódio de Som Sim Zero, e Onde Está A Festa!? — projecto do Teatro do Frio e Filhos do Vento.
Os passes gerais para o Tremor 2025 estão esgotados. Estão disponíveis, em número limitados, Passes Fim de semana, pelo valor de 45 euros. O mesmo dá acesso aos espectáculos de dia 11 e 12 de Abril no Coliseu Micaelense e Portas do Mar.

Edit Template
Notícias Recentes
Navio da Marinha realiza levantamentos hidrográficos nos Açores
Turismo nos Açores cresceu 10% em 2024 e reforça peso no panorama nacional
Google escolhe novamente os Açores para proceder à amarração de um novo cabo submarino
Região investe 4,6 milhões de euros em géneros alimentares para os mais carenciados
Tribunal de Contas alerta para descontrolo da dívida da Atlânticoline
Notícia Anterior
Proxima Notícia

Copyright 2023 Diário dos Açores