Edit Template

Bolieiro defende importância da prevençãono combate à corrupção e transparência

O Presidente do Governo dos Açores, José Manuel Bolieiro, presidiu à conferência “Prevenção da Corrupção e Transparência Administrativa”, realizada no Palácio da Conceição, em Ponta Delgada.
A iniciativa reuniu especialistas e autoridades para debater estratégias e boas práticas na administração pública, promovendo a reflexão e sensibilização sobre estas matérias fundamentais.
O evento, promovido pela Presidência do Governo dos Açores, contou com a moderação de Ana Celeste Carvalho, Juíza Conselheira do Supremo Tribunal Administrativo. Entre os oradores estiveram Amadeu Guerra, Procurador-Geral da República, que abordou o tema “A Prevenção da Corrupção e Investigação Criminal”; Sérgio Pratas, Responsável pelo Acesso à Informação da Comissão de Acesso aos Documentos Administrativos (CADA), que apresentou “A Transparência ao Serviço da Prevenção da Corrupção”; e Pedro Gonçalves, Presidente do Centro de Estudos de Direito Público e Regulação (CEDIPRE) e Professor Catedrático da Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra, que discutiu “Boas Práticas nos Procedimentos de Contratação Pública”.
José Manuel Bolieiro sublinhou a relevância contínua desta matéria, afirmando: “Sinalizo uma convicção: esta temática é matéria de sempre, não é de uma conjuntura, tem de ser matriz da vida democrática e do Estado de Direito onde as pessoas e as suas instituições servem a sua missão, o seu posso, os seus valores e os princípios mais caros à boa administração pública”.
O líder do executivo açoriano anunciou também a nomeação de Patrícia Borges como a nova coordenadora do Gabinete de Prevenção da Corrupção e da Transparência (GPCT).
“Acredito que Patrícia Borges reúne as qualidades essenciais para esta missão. Com competência, conhecimento e independência, contribuirá para um ambiente de maior integridade, ética e transparência na administração pública”, afirmou José Manuel Bolieiro.
Patrícia Borges é licenciada em Direito pela Universidade de Lisboa, com pós-graduação em Direito Fiscal e Mestrado em Direito das Empresas pelo ISCTE – Instituto Universitário de Lisboa. Atualmente, exerce funções como inspetora da Inspeção Regional da Administração Pública e já desempenhou cargos na Direção Regional da Solidariedade Social e na Câmara Municipal de Angra do Heroísmo.
O evento reforçou a importância da transparência administrativa e do combate à corrupção, destacando o compromisso do Governo dos Açores com a boa governação e o fortalecimento da ética pública.

Edit Template
Notícias Recentes
Romeiros nas estradas da ilha de S. Jorge
Anticiclone dos Açores fraco permite recorde de depressões
Ingestão de plásticos afecta cérebro das aves marinhas açorianas
Detida pessoa pela suspeita da prática do crime de posse de arma proibida no concelho de Ponta Delgada
Eco-Escola: Pedro Nascimento Cabral destaca compromisso dos alunos dos Ginetes com a salvaguarda do ambiente
Notícia Anterior
Proxima Notícia

Copyright 2023 Diário dos Açores