O Movimento Ponta Delgada para Todos, liderado por Sónia Nicolau, candidata à Câmara de Ponta Delgada, saudou ontemo facto da Câmara Municipal de Ponta Delgada ter exercido o direito de preferência do terreno do Parque de Máquinas em S. Miguel.
O Movimento, em conferência de imprensa, afirma que não restou outra opção à autarquia a não ser adquirir o imóvel, “por pressão” deste Movimento.
O Movimento Cívico Independente Ponta Delgada Para Todos regista “este episódio como uma vitória a favor dos cidadãos, pelo exercício do dever de transparência e da prestação de contas para com os cidadãos. A vitória da transparência e da verdade dos factos é a vitória dos cidadãos de Ponta Delgada”.
O Movimento recorda que a 4 de março de 2025 o Movimento Ponta Delgada para Todos emitiu um comunicado questionando a autarquia relativamente ao motivo pelo qual a mesma não havia manifestado o direito de preferência para a aquisição do Parque de Máquinas, que esteve à venda, numa plataforma pública de Leilões Eletrónicos, desde 13 de Fevereiro de 2025.
“Importa recordar que, a 9 de Fevereiro de 2021, a autarquia assumiu o compromisso de adquirir este espaço, bem como o terreno adjacente para expansão, prevendo que a compra “teria lugar após 1 de Outubro de 2023 sendo a sua aquisição absolutamente essencial, pois o município de Ponta Delgada necessita de um parque de máquinas (…)”, recorda ainda.
“Antes do dia 1 de Outubro de 2023 e até às 07h06 de hoje, a autarquia nunca manifestou interesse em adquirir o parque de máquinas, desde logo porque essa intenção não está prevista em nenhum documento de gestão previsional do município desde 2024”, conclui.