Em debate da sessão plenária em Estrasburgo, André Franqueira Rodrigues sublinhou “A necessidade de garantir um rendimento justo e estável aos agricultores de hoje e construir um sector que seja suficientemente apelativo para atrair os agricultores de amanhã”.
O deputado intervinha no debate dedicado à comunicação da Comissão Europeia sobre uma “Visão para a Agricultura e Alimentação da UE”, que contou com a presença do Comissário Europeu para a Agricultura e Alimentação, Christophe Hansen.
A Visão para a Agricultura e Alimentação, apresentada pela Comissão Europeia a 19 de Fevereiro último, apresenta-se como um roteiro para o futuro destes setores na Europa. O roteiro tem como objetivo definir as condições necessárias para o desenvolvimento de um sistema agroalimentar atrativo, competitivo, resiliente, orientado para o futuro e justo, em benefício das gerações atuais e futuras de agricultores e operadores.
O deputado açoriano alertou, porém, que estes objetivos “só serão concretizáveis com um orçamento robusto, capaz de enfrentar os desafios complexos que o sector enfrenta”, salientando que “é fundamental manter a coerência e interligação entre os fundos ligados à agricultura, assim como defender e reforçar o papel das parcerias com as autoridades regionais e locais na sua implementação”.
O apoio às Regiões Ultraperiféricas foi também tema sublinhado por Franqueira Rodrigues. Registando com satisfação “o reconhecimento na Visão para a Agricultura e Alimentação das especificidades das regiões ultraperiféricas e da importância do regime POSEI” o deputado não deixou de reforçar que “o programa POSEI precisa de ser atualizado, o que não acontece há mais de uma década para que possa corresponder às reais necessidades do sector agrícola nessas regiões, fazendo assim justiça a quem nelas trabalha”.