A Direção da Câmara do Comércio e Indústria de Ponta Delgada – Associação Empresarial das Ilhas de S. Miguel e Santa Maria analisou, com o apoio e informação dos seus associados, a situação atual dos transportes marítimos de carga que serve a ilha de Santa Maria, explicando que, recentemente, foi implementada uma medida, através da resolução do Conselho do Governo n.º 176/2024, publicada a 25 de Novembro de 2024, para incentivar a realização de escalas semanais nas ilhas dos Açores que anteriormente tinham escalas quinzenais, onde se inclui a ilha de Santa Maria.
Os empresários consideram que a solução, entretanto implementada, “não serve as necessidades da economia da ilha de Santa Maria e que, à semelhança do que foi feito em outras ilhas, importa urgentemente garantir uma operação semanal exigindo que o modelo atual seja revisto”.
“A ilha de Santa Maria entre condições meteorológicas adversas e avarias nos navios tem tido uma imprevisibilidade inaceitável para o normal funcionamento dos operadores económicos, quer ao nível da exportação quer ao nível da importação, com custos acrescidos e suportados pelas empresas e pelos consumidores. Nas condições atuais os consumidores finais são também afetados com a limitação de bens disponíveis no mercado”, criticam ainda os empresários.
“Tendo os transportes marítimos na ilha de Santa Maria um impacto transversal e muito relevante na atividade e consequente competitividade das nossas empresas, exige-se que sejam tomadas medidas céleres e eficazes para solucionar os problemas identificados”, acrescentam.
A Câmara do Comércio diz que irá enviar, em simultâneo, uma exposição detalhada ao Governo Regional para a resolução destes problemas identificados.