Edit Template

Governo visita Pico com inauguração do molhe das Lajes e ampliação da pista na agenda

O Governo Regional inicia hoje uma visita estatutária de três dias à ilha do Pico, que inclui a inauguração da obra de reparação do molhe do porto das Lajes do Pico
Segundo a agenda da visita, a deslocação começa hoje com reuniões do executivo regional com a presidência das Câmaras Municipais da ilha do Pico.
No primeiro dia, o Governo açoriano, liderado pelo social-democrata José Manuel Bolieiro, reúne-se de manhã com a presidente da Câmara Municipal das Lajes do Pico, Ana Brum (PS), à tarde com o presidente do município de São Roque do Pico, Luís Filipe Silva (PSD), e com a autarca da Câmara Municipal da Madalena, Catarina Manito (PSD).
Amanhã, Bolieiro preside à inauguração da obra de reparação do molhe do porto das Lajes do Pico, acompanhado do secretário regional do Mar e das Pescas, Mário Rui Pinho, e da secretária regional do Turismo, Mobilidade e Infraestruturas, Berta Cabral.
O presidente do Governo dos Açores presidirá à assinatura do acordo de cooperação financeira com a Santa Casa da Misericórdia de São Roque do Pico, acompanhado da secretária regional da Saúde e Segurança Social, Mónica Seidi.
Na tarde do mesmo dia, o chefe do executivo açoriano visitará o empreendimento Pico Vineyards, com os secretários regionais das Finanças, Planeamento e Administração Pública, Duarte Freitas, da Agricultura e Alimentação, António Ventura, e do Turismo, Mobilidade e Infraestruturas, Berta Cabral.
Segue-se uma reunião com o Conselho de Ilha do Pico, no Salão Nobre da Câmara Municipal da Madalena.
Também amanhã, o secretário regional da Agricultura e Alimentação visita a Cooperativa Vitivinícola da Ilha do Pico, as obras do Caminho do Bodo de Leite e de repavimentação do Caminho Rural do Brejo/Serra (Madalena) e a Associação de Agricultores da Ilha do Pico.
O secretário regional das Finanças, Planeamento e Administração Pública e a secretária regional da Educação, Cultura e Desporto, Sofia Ribeiro, visitam o Clube Desportivo Lajense. Sofia Ribeiro reunirá ainda com o Serviço de Desporto da Ilha do Pico.
Já a secretária regional da Saúde e Segurança Social visitará a Santa Casa da Misericórdia das Lajes do Pico (para assinar um Contrato de Cooperação-Valor Cliente referente ao CATL – Centro de Atividades de Tempos Livres) e o Centro de Saúde da Madalena.
No último dia da visita estatutária à ilha do Pico terá lugar uma reunião do Conselho do Governo (09h00), no Salão Nobre da Câmara Municipal da Madalena, onde, pelas 11h30, também será lido o comunicado da reunião.
O secretário regional da Agricultura e Alimentação participará, pelas 08:45, numa iniciativa da campanha “Uma Árvore pela Floresta”, na serra das Velhas, freguesia da Criação Velha, no concelho da Madalena.
Segundo o Estatuto dos Açores, o Governo Regional tem de visitar cada uma das ilhas do arquipélago pelo menos uma vez por ano, com a obrigação de reunir o Conselho do Governo na ilha visitada.

Conselho de Ilha questiona Saúde e ampliação da pista

O Conselho de Ilha do Pico continua a pedir ao Governo Regional dos Açores obras de reabilitação nos três centros de saúde e a reafirmar a “necessidade urgente” da ampliação da pista do aeroporto
No memorando, elaborado a propósito da visita estatutária que o executivo de coligação vai fazer entre hoje e Sexta-feira à ilha do Pico, o Conselho de Ilha pede para este ano o lançamento do concurso público para a empreitada de construção do novo centro de saúde das Lajes do Pico e “obras urgentes” de reabilitação dos edifícios dos três centros de saúde da ilha (Madalena, Lajes do Pico e São Roque do Pico).
O organismo reivindica ainda mais recursos humanos e equipamentos e o aumento do número de consultas de especialidade, sobretudo de pediatria e pré-natalidade, para “minimizar a deslocação de utentes a outras ilhas”.
Também pede a “harmonização e interligação administrativa entre os serviços do Hospital da Horta e as empresas de transporte marítimo e terrestre, de modo a agilizar e melhorar o processo de marcação de consultas, tendo em conta os horários dos transportes, de modo a reduzir os tempos de espera dos utentes deslocados” e “um meio de transporte específico para os utentes que se deslocam diariamente entre o terminal marítimo do Faial e o Hospital da Horta e vice-versa”.
O órgão presidido por Rui Matos também volta a propor a reabilitação e adequação do antigo centro de saúde de Lajes do Pico a uma “infraestrutura integrada de serviços públicos destinados à população idosa”.
Na área das infraestruturas, os conselheiros apelam à “necessidade urgente da ampliação da pista do aeroporto do Pico” e a criação de um voo diário na rota Lisboa/Pico/Lisboa na época alta, bem como o “reforço urgente de mais voos nas ligações interilhas (Ponta Delgada/Pico/Ponta Delgada e Terceira/Pico/Terceira) durante todo o ano”.
O organismo pede ainda “informações sobre qual o plano do Governo Regional em relação às Obrigações de Serviço Público” e relativamente ao projeto do porto comercial de São Roque do Pico, bem como a criação de um Parque de Exposições Permanente na ilha.
O Conselho de Ilha quer conhecer o estado do projeto de empreitada do Museu da Construção Naval, em Santo Amaro do Pico, bem como os seus conteúdos, e pede obras de conservação e de manutenção dos edifícios e espaços museológicos da ilha.
Na Educação, pergunta pelo plano de intervenção para o parque escolar da ilha do Pico e pela calendarização da requalificação e manutenção dos edifícios.
À Secretaria Regional da Agricultura e Alimentação, os conselheiros apelam para a “necessidade urgente de obras de reparação e melhoramento na atual rede de caminhos rurais e florestais” e para o “aumento urgente do abastecimento de água à lavoura em toda a ilha”.
Para além da necessidade de sistemas de captação e armazenamento de água em altitude, com lagoas artificiais, pugnam “pela necessidade de se avançar para um projeto de aproveitamento da água da Lagoa do Paúl da Serra do Topo, para o abastecimento de água à lavoura e às populações”.
No memorando, onde são feitas questões ao executivo açoriano sobre várias áreas, os conselheiros também defendem a revisão do Plano de Ordenamento da Orla Costeira, pedem melhoramentos nas casas de aprestos das Lajes do Pico e informação sobre a reparação do porto das Ribeiras e da orla costeira do caminho da piscina.

Edit Template
Notícias Recentes
Pedro Nascimento Cabral felicita Casa do Povo do Livramento pela conquista da Série Açores em Futsal
PJ detém terceiro suspeito de homicídio ocorrido na cidade de Ponta Delgada
Marinha coordena resgate a Nordeste da Ilha de São Miguel
Abertas as inscrições para o “Rali Ilha Azul – Cidade Mar”
José Manuel Bolieiro destaca “importância estratégica” da nova Variante às Furnas
Notícia Anterior
Proxima Notícia

Copyright 2023 Diário dos Açores