O Governo Regional inicia hoje uma visita estatutária de três dias à ilha do Pico, que inclui a inauguração da obra de reparação do molhe do porto das Lajes do Pico
Segundo a agenda da visita, a deslocação começa hoje com reuniões do executivo regional com a presidência das Câmaras Municipais da ilha do Pico.
No primeiro dia, o Governo açoriano, liderado pelo social-democrata José Manuel Bolieiro, reúne-se de manhã com a presidente da Câmara Municipal das Lajes do Pico, Ana Brum (PS), à tarde com o presidente do município de São Roque do Pico, Luís Filipe Silva (PSD), e com a autarca da Câmara Municipal da Madalena, Catarina Manito (PSD).
Amanhã, Bolieiro preside à inauguração da obra de reparação do molhe do porto das Lajes do Pico, acompanhado do secretário regional do Mar e das Pescas, Mário Rui Pinho, e da secretária regional do Turismo, Mobilidade e Infraestruturas, Berta Cabral.
O presidente do Governo dos Açores presidirá à assinatura do acordo de cooperação financeira com a Santa Casa da Misericórdia de São Roque do Pico, acompanhado da secretária regional da Saúde e Segurança Social, Mónica Seidi.
Na tarde do mesmo dia, o chefe do executivo açoriano visitará o empreendimento Pico Vineyards, com os secretários regionais das Finanças, Planeamento e Administração Pública, Duarte Freitas, da Agricultura e Alimentação, António Ventura, e do Turismo, Mobilidade e Infraestruturas, Berta Cabral.
Segue-se uma reunião com o Conselho de Ilha do Pico, no Salão Nobre da Câmara Municipal da Madalena.
Também amanhã, o secretário regional da Agricultura e Alimentação visita a Cooperativa Vitivinícola da Ilha do Pico, as obras do Caminho do Bodo de Leite e de repavimentação do Caminho Rural do Brejo/Serra (Madalena) e a Associação de Agricultores da Ilha do Pico.
O secretário regional das Finanças, Planeamento e Administração Pública e a secretária regional da Educação, Cultura e Desporto, Sofia Ribeiro, visitam o Clube Desportivo Lajense. Sofia Ribeiro reunirá ainda com o Serviço de Desporto da Ilha do Pico.
Já a secretária regional da Saúde e Segurança Social visitará a Santa Casa da Misericórdia das Lajes do Pico (para assinar um Contrato de Cooperação-Valor Cliente referente ao CATL – Centro de Atividades de Tempos Livres) e o Centro de Saúde da Madalena.
No último dia da visita estatutária à ilha do Pico terá lugar uma reunião do Conselho do Governo (09h00), no Salão Nobre da Câmara Municipal da Madalena, onde, pelas 11h30, também será lido o comunicado da reunião.
O secretário regional da Agricultura e Alimentação participará, pelas 08:45, numa iniciativa da campanha “Uma Árvore pela Floresta”, na serra das Velhas, freguesia da Criação Velha, no concelho da Madalena.
Segundo o Estatuto dos Açores, o Governo Regional tem de visitar cada uma das ilhas do arquipélago pelo menos uma vez por ano, com a obrigação de reunir o Conselho do Governo na ilha visitada.
Conselho de Ilha questiona Saúde e ampliação da pista
O Conselho de Ilha do Pico continua a pedir ao Governo Regional dos Açores obras de reabilitação nos três centros de saúde e a reafirmar a “necessidade urgente” da ampliação da pista do aeroporto
No memorando, elaborado a propósito da visita estatutária que o executivo de coligação vai fazer entre hoje e Sexta-feira à ilha do Pico, o Conselho de Ilha pede para este ano o lançamento do concurso público para a empreitada de construção do novo centro de saúde das Lajes do Pico e “obras urgentes” de reabilitação dos edifícios dos três centros de saúde da ilha (Madalena, Lajes do Pico e São Roque do Pico).
O organismo reivindica ainda mais recursos humanos e equipamentos e o aumento do número de consultas de especialidade, sobretudo de pediatria e pré-natalidade, para “minimizar a deslocação de utentes a outras ilhas”.
Também pede a “harmonização e interligação administrativa entre os serviços do Hospital da Horta e as empresas de transporte marítimo e terrestre, de modo a agilizar e melhorar o processo de marcação de consultas, tendo em conta os horários dos transportes, de modo a reduzir os tempos de espera dos utentes deslocados” e “um meio de transporte específico para os utentes que se deslocam diariamente entre o terminal marítimo do Faial e o Hospital da Horta e vice-versa”.
O órgão presidido por Rui Matos também volta a propor a reabilitação e adequação do antigo centro de saúde de Lajes do Pico a uma “infraestrutura integrada de serviços públicos destinados à população idosa”.
Na área das infraestruturas, os conselheiros apelam à “necessidade urgente da ampliação da pista do aeroporto do Pico” e a criação de um voo diário na rota Lisboa/Pico/Lisboa na época alta, bem como o “reforço urgente de mais voos nas ligações interilhas (Ponta Delgada/Pico/Ponta Delgada e Terceira/Pico/Terceira) durante todo o ano”.
O organismo pede ainda “informações sobre qual o plano do Governo Regional em relação às Obrigações de Serviço Público” e relativamente ao projeto do porto comercial de São Roque do Pico, bem como a criação de um Parque de Exposições Permanente na ilha.
O Conselho de Ilha quer conhecer o estado do projeto de empreitada do Museu da Construção Naval, em Santo Amaro do Pico, bem como os seus conteúdos, e pede obras de conservação e de manutenção dos edifícios e espaços museológicos da ilha.
Na Educação, pergunta pelo plano de intervenção para o parque escolar da ilha do Pico e pela calendarização da requalificação e manutenção dos edifícios.
À Secretaria Regional da Agricultura e Alimentação, os conselheiros apelam para a “necessidade urgente de obras de reparação e melhoramento na atual rede de caminhos rurais e florestais” e para o “aumento urgente do abastecimento de água à lavoura em toda a ilha”.
Para além da necessidade de sistemas de captação e armazenamento de água em altitude, com lagoas artificiais, pugnam “pela necessidade de se avançar para um projeto de aproveitamento da água da Lagoa do Paúl da Serra do Topo, para o abastecimento de água à lavoura e às populações”.
No memorando, onde são feitas questões ao executivo açoriano sobre várias áreas, os conselheiros também defendem a revisão do Plano de Ordenamento da Orla Costeira, pedem melhoramentos nas casas de aprestos das Lajes do Pico e informação sobre a reparação do porto das Ribeiras e da orla costeira do caminho da piscina.