Edit Template

André Rodrigues defende apoio ao transporte nas RUP

André Franqueira Rodrigues defendeu o reforço de medidas da UE para melhorar acessibilidades e transportes nas RUP
O eurodeputado açoriano interveio na reunião da Comissão de Transportes do Parlamento Europeu durante apresentação e debate do estudo sobre os “Acessibilidades e Turismo nas Regiões Ultraperiféricas: avaliar a pobreza de mobilidade e os efeitos das novas políticas climáticas”.
Na sua intervenção, Franqueira Rodrigues destacou as dificuldades enfrentadas pelos cidadãos e empresas das Regiões Ultraperiféricas da UE para acederem plenamente ao Mercado Único Europeu e os sobrecustos as mesmas acarretam para a economia destas regiões.
Diante desta realidade, o eurodeputado socialista sublinhou “a necessidade de medidas específicas da União Europeia, especialmente no âmbito do pacote Fit for 55, para garantir uma transição justa e gradual nas RUP para soluções de transporte sustentáveis”
Franqueira Rodrigues enfatizou a vulnerabilidade adicional dos Açores, devido à dispersão geográfica das suas ilhas, referindo que “no caso dos Açores estima-se em pelo menos 25% o sobrecusto para a economia regional da importação e exportações de produtos vitais para o seu desenvolvimento”. Defendeu, por isso, “o reforço do financiamento europeu para melhorar as ligações aéreas e marítimas, aumentar a resiliência das infraestruturas portuárias e aeroportuárias face às alterações climáticas e acelerar a transição para uma mobilidade mais verde”.
O eurodeputado reiterou ainda “a importância da ampliação de programas como o Mecanismo Interligar a Europa e o reforço do contributo da Política de Coesão, bem como a criação de uma iniciativa de transporte específica para as Regiões Ultraperiféricas. Estas são medidas fundamentais que temos vindo a defender desde há muito e que saudamos ver refletidas neste estudo do Parlamento Europeu”, afirmou. Por fim, Rodrigues apelou a um compromisso com a equidade na transição ecológica, garantindo que nenhuma região fique para trás. “Não podemos permitir que os Açores e outras Regiões Ultraperiféricas sejam relegadas para segundo plano. Apenas com políticas adequadas poderemos assegurar um futuro sustentável e próspero para estas comunidades, garantindo que todos sejamos cidadãos de primeira”, concluiu.

Edit Template
Notícias Recentes
“Romeiros de São Miguel” inscritos no Inventário Nacional do Património Cultural Imaterial
“Habemus Papam” Cardeal Robert Prevost é o novo Papa e escolhe o nome de Leão XIV
Dia da Europa assinala hoje os 75 anos da Declaração Schuman com o Governo açoriano a assinalar a data em São Jorge
“Fixar jovens nos Açores tem de ser um desígnio local e regional”, defende o Presidente da Assembleia Regional
Ex-director do Serviço de Neurologia do HDES condenado a cinco anos e meio de cadeia
Notícia Anterior
Proxima Notícia

Copyright 2023 Diário dos Açores