O Clube Karate Shotokan da Povoação participou, no dia 15 de Março, no Campeonato Regional de Infantis, Iniciados e Juvenis, na ilha do Faial, levando para competir 13 atletas, que trouxeram para casa 9 medalhas.
Os jovens desportistas foram acompanhados pela Treinadora Lídia Mendonça e pelo atleta Abel Costa e no campo da arbitragem o Clube fez-se representar pelo Árbitro A – Vítor Pereira.
Para Nuno Mendonça, do Clube da Povoação, “Foi um Campeonato Regional de elevada competição, com muita dedicação e garra de todos. Para além dos 9 medalhados, tivemos ainda dois atletas repescados para o 3º lugar em kata, designadamente Núria Pacheco, em kata juvenis e Guilherme Espinha, em infantis. O Clube está muito orgulhoso de todos, desde os medalhados, aqueles que foram pela primeira vez ao Regional e tiveram uma atitude responsável e de empenho, como aos restantes que continuam a demonstrar muita dedicação e esforço”, explicou.
Na opinião do Presidente do Clube Shotokan da Povoação “a evolução de um atleta, especialmente nestas camadas de formação, não se reflecte apenas nos pódios, há um trabalho e resultados que nós, treinadores, vemos que é muito importante, esclareceu Nuno Mendonça, acrescentando ainda que “a união, a amizade, a cumplicidade e a família têm um papel fundamental no nosso Clube”.
Relativamente aos vencedores no Campeonato Regional de Infantis, Iniciados e Juvenis na ilha do Faial, os três atletas que alcançaram o posto mais alto do pódio, e assim, o título de campeões regionais foram os atletas Marco Sousa – kumite iniciados masculino (-37kg); Santiago Cabral – kumite iniciados masculino (-54kg) e Matilde Pacheco – kumite iniciados femininos (-44kg)
O título de vice-campão foi entregue aos atletas Vicente Furtado – kata iniciados masculino; Vicente Furtado – kumite iniciados masculino (-30kg); Sabrina Pacheco – kumite iniciados feminino (-44kg) e a atleta Francisca Magalhães – kumite juvenis feminino (-45kg)
Relativamente aos dois terceiros lugares estes foram ocupados pelas atletas Laura Medeiros – kata infantis feminino e Miriam Moniz – kumite juvenis feminino (-40kg).
Actualmente com 70 inscritos das várias freguesias do município povoacense, são diversas as actividades que o Clube Shotokan da Povoação tem levado a cabo, ao longo do ano. O Clube nasceu como uma espécie de filial da Academia Vila Franca, em 2007, e depois, já em 2012, oficializou-se como Clube Karate Shotokan da Povoação.
Em 2019 o Clube Karate Shotokan da Povoação, representado pelos seus fundadores, Nuno e Lídia Mendonça, foi agraciado com o Mérito Desportivo, no dia do Aniversário do Concelho.