O Comando Regional da Polícia de Segurança Pública dos Açores, através dos Polícias do efectivo da Esquadra da Lagoa, da Divisão Policial de Ponta Delgada, deteve, na última semana, um homem de 22 anos, por suspeitas de ter cometido o crime de tráfico de estupefacientes.
A investigação teve início em meados de 2024, após a detenção do suspeito, numa operação policial de combate ao tráfico de estupefacientes, no centro da Lagoa. Na altura, o indivíduo foi interceptado, em flagrante delito, ficando sujeito a diversas medidas de coacção, incluindo Termo de Identidade e Residência (TIR) e apresentações diárias na Esquadra da PSP da sua área de residência.
No decurso desta investigação, que decorreu em inquérito dirigido pela autoridade judiciária competente, foram recolhidos vários elementos de prova que indiciavam que o suspeito continuava a sua actividade criminosa, apesar das medidas de coacção impostas, concluindo-se que o mesmo não actuava isoladamente, mas fazia parte de uma rede de tráfico de haxixe.
Neste seguimento, o efectivo da Esquadra da Lagoa planeou e executou, no final da semana passada, uma operação policial que envolveu mais de uma dezena de Polícias de várias subunidades e valências policiais da Divisão Policial de Ponta Delgada. Face ao quadro de ilicitude e recolhidos elementos comprovativos suficientes, com recurso aos adequados meios de obtenção de prova, entre outros, 7 mandados de busca, 4 domiciliárias e 3 não domiciliárias, foi possível a detenção, em flagrante delito, do principal suspeito, encontrando-se na posse de 20 doses de haxixe e 600 euros.
O detido foi sujeito a interrogatório judicial, tendo-lhe sido aplicada a medida de coacção (privativa da liberdade) de obrigação de permanência na sua habitação.