Edit Template

Trabalhadores precários Covid do HDES vão ser integrados no quadro a 1 de Abril

Os trabalhadores com vínculo precário Covid no Hospital de Ponta Delgada deverão assinar os seus contratos em definitivo a partir de Abril, informou o SINTAP, após reunião com o Conselho de Administração do HDES.
O CA informou o SINTAP que o procedimento concursal com vista à sua regularização se encontrava concluso, de acordo com instruções da tutela, estando atualmente a decorrer o prazo de recurso tutelar (30 dias), que termina a 28 de Março, pelo que no início de Abril os trabalhadores deverão assinar os respetivos contratos definitivos.
Por entendimento da tutela e das Finanças, aqueles contratos produzirão efeitos a partir da data da sua assinatura, não relevando para efeitos de carreira o período de contrato a termo resolutivo, coisa que o SINTAP teve oportunidade de manifestar a sua discordância, face ao entendimento recente dos tribunais favorável a tal contagem.
O sindicato diz ainda que o CA confirma a existência de alguns trabalhadores COVID a ganharem abaixo do Salário Mínimo Regional (SMR), comprometendo-se a proceder a um levantamento da situação com vista à sua regularização futura, através do pagamento dos respetivos retroativos.
Quanto aos trabalhadores excluídos do procedimento concursal por não possuírem a escolaridade obrigatória (que são cerca de 6), o HDES informou que os mesmos deverão ser alvo de regularização, através da substituição da escolaridade por experiência profissional (sendo cerca de 6 trabalhadores nesta situação).
Quanto à cláusula contratual que exige a realização dum período experimental, o C.A. comunicou ao SINTAP que a irá retirar, uma vez que estamos perante trabalhadores já detentores de experiência profissional.
Sobre a implementação efectiva da carreira dos Técnicos Auxiliares de Saúde (TAS), ovCA informou o SINTAP que tinha enviado para a tutela, a 15/11/2024, a listagem dos trabalhadores a integrar na nova carreira, pelo que aguardava apenas por resposta da tutela.
Quanto às preocupações expostas pelo SINTAP relativamente ao acelerador extraordinário de progressões, , o CA disse estar a fazer tudo o que estiver ao seu alcance para que o acelerador extraordinário de progressões avance o mais rapidamente possível, indo dar, para isso, instruções aos serviços dos recursos humanos para que concluam os processos de avaliação dos respetivos trabalhadores de forma a tornar possível a aplicação da regra dos 6 pontos, para efeitos de progressão obrigatória, assumindo o compromisso de informar o SINTAP logo que concluso aqueles processos.

Edit Template
Notícias Recentes
Terra Nostra lança colecção de roupa Happy Cowllection
Arquinteto em concerto na Ermida de São Pedro nos Fenais da Luz
Chega exige transparência sobre dados do goraz nos Açores
Presidente da Assembleia Legislativa manifesta profundo pesar pelo trágico acidente ocorrido no Elevador da Glória em Lisboa
André Franqueira Rodrigues salienta “reforço do compromisso da Comissão das Pescas com as Regiões Ultraperiféricas no Orçamento para 2026”
Notícia Anterior
Proxima Notícia

Copyright 2023 Diário dos Açores