Edit Template

PSD questiona governo sobre o Ilhéu de Vila Franca

A vice-presidente do grupo parlamentar do PSD/Açores Sabrina Furtado questionou o Governo Regional sobre “a interdição a banhos no ilhéu de Vila Franca do Campo em 2025”, que considera “muito grave” para o concelho e também para a Região.
A parlamentar social-democrata, em requerimento entregue na Assembleia Legislativa dos Açores, quer saber “quais são as problemáticas identificadas e ações de mitigação previstas no plano de ação do grupo de trabalho criado em 2021 com o objetivo de promover uma ação concertada para o incremento da qualidade das águas do Ilhéu de Vila Franca do Campo”.
Sabrina Furtado inquire igualmente “em que ano se verificou a primeira anomalia, a sua evolução e os resultados das análises à qualidade da água desde essa data”, que implicam a interdição naquela zona balnear.
A deputada do PSD/Açores pergunta também que “motivos levam agora à sua interdição, se era mesmo necessária e obrigatória, quais os planos de mitigação que o Governo da Coligação vai implementar, bem como pretende resolver o problema”.
A parlamentar questiona ainda sobre a linha de ação do Governo Regional dos Açores, mesmo que em parceria com outras entidades, quando se prevê e de que forma este problema possa estar ultrapassado.
O requerimento surge na sequência da proposta da lista das águas balneares costeiras identificadas na Região para 2025 e que exclui a zona balnear de Vila Franca do Campo.
A vice-presidente da bancada social-democrata recordou que, em 2021, foi constituído por iniciativa do Governo Regional um grupo de trabalho que integrou a Direção Regional dos Assuntos do Mar, o Parque Natural da Ilha de São Miguel, a Câmara Municipal de Vila Franca do Campo, o Clube Naval de Vila Franca do Campo, a Capitania do Porto de Ponta Delgada, a Direção Regional das Pescas e a Delegação de Saúde de Vila Franca do Campo.
Na altura, uma das medidas propostas passaria pela construção, pela Câmara Municipal de Vila Franca do Campo, de três estações de tratamento de águas residuais, “cujos investimentos não foram concretizados”, lamentou Sabrina Furtado.

Edit Template
Notícias Recentes
Previstas taxas de ocupação de 70% na hotelaria açoriana na Páscoa
Detenção pelo crime de violência doméstica na Lagoa
Cooperativa União Agrícola promove 17.º Curso de Preparadores e Manejadores de Animais para concursos
Bensaude Hotels celebra 90 anos com foco na expansão
Páscoa com “bom tempo” no arquipélago dos Açores
Notícia Anterior
Proxima Notícia

Copyright 2023 Diário dos Açores