Edit Template

Mau tempo continua hoje e amanhã

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) emitiu avisos amarelos para os próximos dois dias, para as ilhas dos grupos Oriental e Central dos Açores, devido às previsões de vento e agitação marítima.
Ontem, em várias ilhas choveu granizo, com trovoadas e relâmpagos, nomeadamente na ilha de S. Miguel.
Em comunicado, o IPMA esclarece que as ilhas do grupo Oriental (São Miguel e Santa Maria) vão estar sob aviso amarelo entre as 17h de hoje e as 5h de quinta-feira, devido ao vento (direção de noroeste, rodando para norte) e à agitação marítima (ondas de norte).
As ilhas do grupo central dos Açores (Terceira, Pico, São Jorge, Graciosa e Faial) vão também estar sob aviso amarelo entre as 14h locais de quarta-feira e as 2h de quinta-feira, devido à agitação marítima e ao vento.
O aviso amarelo, o menos grave de uma escala de três, é emitido pelo IPMA sempre que existe uma situação de risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica.
A Autoridade Marítima Nacional e a Marinha também alertaram para “um agravamento considerável” das condições meteorológicas e de agitação marítima no arquipélago dos Açores, nos próximos dois dias.
Em comunicado, as duas entidades referem que as previsões indicam que a agitação marítima “será caracterizada por uma ondulação proveniente do quadrante norte, com uma altura significativa que poderá atingir os seis metros e uma altura máxima de 11 metros, com um período médio a variar entre os nove e os 12 segundos”.
São ainda esperados ventos provenientes de norte-nordeste, com uma intensidade média de até 65km/h [quilómetros/hora] e rajadas até 117km/h.

Edit Template
Notícias Recentes
Previstas taxas de ocupação de 70% na hotelaria açoriana na Páscoa
Detenção pelo crime de violência doméstica na Lagoa
Cooperativa União Agrícola promove 17.º Curso de Preparadores e Manejadores de Animais para concursos
Bensaude Hotels celebra 90 anos com foco na expansão
Páscoa com “bom tempo” no arquipélago dos Açores
Notícia Anterior
Proxima Notícia

Copyright 2023 Diário dos Açores