Edit Template

BEL vence Prémio de Sustentabilidade com programa Leite de Vacas Felizes

A Bel Portugal foi distinguida com o Prémio Regional de Sustentabilidade 2025 pela celebração dos 10 anos do Programa Leite de Vacas Felizes, vendo assim reconhecido o seu contributo para o desenvolvimento sustentável dos Açores.
Atribuído pelo Governo Regional dos Açores, na categoria Média e Grande Empresa e no âmbito do tema Cooperação, o prémio destaca a notável capacidade da Bel Portugal em mobilizar e criar parcerias em diversas áreas de atuação.
O Prémio Regional de Sustentabilidade é uma iniciativa que visa enaltecer projetos e boas práticas com impacto positivo na Região Autónoma dos Açores e alinhados com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 das Nações Unidas, explica a BEL.
Lançado em 2015, o Programa Leite de Vacas Felizes (PLVF) é uma iniciativa pioneira que transformou o setor leiteiro açoriano, promovendo um modelo de produção que garante a pastagem 365 dias com as melhores práticas de sustentabilidade ambiental, social e de bem-estar animal.
Com mais de 150 produtores certificados, o programa tem impulsionado a reputação dos lacticínios açorianos.
A iniciativa da Bel Portugal destaca-se pela sua abordagem colaborativa, envolvendo universidades, cooperativas agrícolas, instituições científicas e empresas parceiras, com foco em práticas regenerativas e modelos de negócio sustentáveis.

Esforço dos parceiros açorianos
da BEL há 10 anos

Este trabalho conjunto tem sido essencial para fortalecer a economia local, preservar a biodiversidade e garantir a qualidade e segurança alimentar do leite produzido na região.
“Este prémio é um reconhecimento do esforço e compromisso conjunto entre a Bel Portugal e os nossos produtores parceiros, que há 10 anos trabalham com dedicação para garantir um leite de excelência, sustentável e verdadeiramente açoriano. Continuaremos a investir nesta parceria de confiança, que é também um tributo à riqueza natural e humana dos Açores”, afirma Eduardo Vasconcelos, Diretor de Compras da Bel Portugal.
Durante a cerimónia de entrega de prémios, o Presidente do Governo Regional dos Açores, José Manuel Bolieiro, destacou: “O Programa Leite de Vacas Felizes é um exemplo de como a inovação e a tradição podem caminhar lado a lado para gerar valor para os Açores. Este prémio reconhece um percurso de responsabilidade e excelência, com impacto real nas comunidades e no ambiente.”
A Bel Portugal reforça ainda a sua ambição de, até 2030, ter 100% do seu leite proveniente de práticas de Agricultura Regenerativa.
Este compromisso está alinhado com a visão da empresa em tornar-se a empresa mais sustentável em Portugal, do prado ao prato, e pioneira em Agricultura Regenerativa.
O reconhecimento agora conquistado reafirma a missão da Bel Portugal em continuar a promover um modelo de desenvolvimento responsável e positivo, alinhado com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030, conclui a empresa.

Edit Template
Notícias Recentes
Previstas taxas de ocupação de 70% na hotelaria açoriana na Páscoa
Detenção pelo crime de violência doméstica na Lagoa
Cooperativa União Agrícola promove 17.º Curso de Preparadores e Manejadores de Animais para concursos
Bensaude Hotels celebra 90 anos com foco na expansão
Páscoa com “bom tempo” no arquipélago dos Açores
Notícia Anterior
Proxima Notícia

Copyright 2023 Diário dos Açores