Edit Template

Darren Scott, Director da United Airlines, ao “Diário dos Açores” – “Vamos apostar na operação de Verão para os Açores com voos 5 vezes por semana”

O diretor da United Airlines para o Atlântico/Hawai, Darren Scott, disse ao “Diário dos Açores” que a companhia norte-americana vai retomar a operação para Ponta Delgada neste verão, com a temporada a decorrer entre 5 de Junho e 23 de Setembro (de EWR – Aeroporto Internacional de Newark, EUA), 6 de Junho e 24 de Setembro ( a partir de Ponta Delgada).
Darren Scott revelou ao nosso jornal que a companhia irá operar cinco vezes por semana (sem operação de segunda/quarta de EWR, terça/quinta de PDL) no início da temporada (5 a 26 de Junho) e no final da temporada (3 a 23 de Setembro), e diariamente no pico do Verão (7 de Junho a 2 de Setembro).
A aeronave utilizada será o 737-MAX8, com a seguinte programação:
EWR-PDL 23:05 – 8:40+1
PDL-EWR 11:00 – 13:15

Aumento de 11% dos lugares para Portugal

A United Airlines aumentou em 11% a oferta de lugares de e para Portugal este ano, e está a avaliar oportunidades para reforçar a operação.
Desde 2019, pré-pandemia, a companhia aérea norte-americana quase duplicou (98%) a capacidade nos voos de e para Portugal, estando as reservas para este ano “em linha com as expectativas”, adiantou Darren Scott.
Estes dados já incluem as quatro novas ligações semanais que vão arrancar em 16 de Maio de e para Faro – Nova Iorque/Newark.
No que toca à taxa de reserva dos voos para a operação no Algarve, o responsável não avançou com números, comentando apenas que “as reservas durante todo o verão estão de acordo com as expectativas”, não só para Faro, como para o resto dos aeroportos onde está presente.
“A United Airlines orgulha-se de ser a única companhia aérea a ligar diretamente Faro, bem como a Ilha da Madeira, aos EUA”, lembrou o diretor da empresa para o Atlântico/Hawai, que no ano passado foi obrigada a adiar o arranque das operações no Algarve por falta de aviões.

United Airlines
com voos entre Faro e Funchal e Nova Iorque

Além dos aeroportos de Faro e Funchal (Madeira), a transportadora aérea tem voos diários durante todo o ano Lisboa-Nova Iorque, bem como serviço diário quase o ano todo da Portela para Washington DC.
Além disso, também disponibiliza os referidos voos diários sazonais a partir do Porto e de Ponta Delgada para Nova Iorque/Newark.
Sobre o perfil do turista para a operação do Algarve, Darren Scott explicou que existe uma “excelente oportunidade de sinergias entre Faro e os outros serviços para Portugal, apoiando, por exemplo, turistas que visitam vários locais e aproveitam um itinerário “open jaw“ [múltiplos destinos], voando para Faro para visitar a região do Algarve e regressando a partir de Lisboa ou Porto, por exemplo”.
Questionado se estão a estudar expandir a oferta de voos de Portugal para outras cidades, além de Nova Iorque e Washington DC, o responsável adiantou que “continuam a monitorizar a procura e a capacidade de expandir a amplitude dos serviços para Portugal a partir de hubs [plataformas de distribuição de voos] adicionais da United”.
“Estamos a oferecer mais voos entre Portugal e os EUA do que qualquer outra companhia aérea norte-americana”, reforçou, lembrando que através dos hubs da United os passageiros podem ter ligação a mais de 100 destinos no mercado norte-americano. Os turistas norte-americanos têm contribuído para o crescimento do setor em Portugal.
No ano passado, 5,1 milhões das dormidas de não residentes em Portugal foram de turistas oriundos dos EUA, o que representa um crescimento de 12% face a 2023 e cerca de 9% do total, que ultrapassou os 56 milhões (+4,7%), segundo os dados do INE.
O Reino Unido, com mais de 10 milhões de dormidas, a Alemanha, com 6,3 milhões, e a Espanha, com 5,4 milhões, ocuparam o TOP3.
Já no caso dos Açores, analisando os principais mercados externos para os dois principais estabelecimentos de alojamento turístico (hotelaria e alojamento local), em 2023, os Estados Unidos da América destacou-se como principal mercado emissor com 396,4 mil dormidas (16,6% do subtotal – dormidas de residentes no estrangeiro no conjunto da hotelaria e alojamento local), e um crescimento homólogo de 38,6%, seguindo-se a Alemanha com 395,7 mil dormidas (16,6% do subtotal) e uma variação homóloga positiva de 16,0% e a Espanha com 305,8 mil dormidas (12,8% do subtotal) e um acréscimo homólogo de 60,5%.
Os três principais mercados, no seu conjunto, deram origem a 46,1% das dormidas dos residentes no estrangeiro no conjunto da hotelaria e alojamento local.
Em 2024 os EUA consolidaram a liderança de melhor mercado emissor, com 477 mil dormidas, um aumento de 14%.

Edit Template
Notícias Recentes
Darren Scott, Director da United Airlines, ao “Diário dos Açores” - “Vamos apostar na operação de Verão para os Açores com voos 5 vezes por semana”
Açores conquistam 10 prémios Cinco Estrelas Regiões
Médicos dos Açores com mais 5 dias de férias
Presidente da Assembleia Legislativa defende que os Açores podem assumir um papel determinante nas novas prioridades da Europa
Escolas açorianas com “bons resultados” nos rankings
Proxima Notícia

Copyright 2023 Diário dos Açores