Nos dias de hoje, em que a agitação do quotidiano é cada vez maior, o sono tornou-se um tema importante. Muitas pessoas têm dificuldade para dormir e, ao acordar, sentem-se cansadas e sem energia.
O sono é uma necessidade essencial para a nossa saúde física e mental e afeta a qualidade de vida. Dormir bem melhora o bem-estar, o humor, a concentração, a produtividade e as relações pessoais. Já a privação do sono ou um sono de má qualidade pode causar prejuízos tanto a curto como a longo prazo, a nível emocional, social, académico e profissional. Pode causar, por exemplo, sonolência diurna, fadiga, irritabilidade, falta de concentração, problemas de memória, diminuição da motivação, afetar a capacidade de regulação emocional e de tomar decisões. Pode também estar relacionado com sintomas de ansiedade, depressão, abuso de álcool e outras drogas. Por isso, a higiene do sono, ou seja, um conjunto de comportamentos diários que promovem uma melhor qualidade do sono, tem se tornado cada vez mais importante.
A qualidade do sono não depende apenas das horas dormidas, mas também de quantas vezes acordamos durante a noite e da profundidade do sono. Cada pessoa tem necessidades de sono diferentes. Para adultos saudáveis, são recomendadas 7 a 9 horas de sono, enquanto bebés, crianças e adolescentes necessitam de mais, e pessoais com mais de 65 anos, de menos.
Dicas para uma boa higiene do sono:
- Estabelecer uma rotina de horários regular para deitar e acordar, inclusive aos fins de semana e feriados;
- Deitar apenas na hora de dormir;
- Proporcionar um ambiente calmo e confortável para o quarto (escuro, com o mínimo ruído possível, temperatura adequada);
- Realizar atividades relaxantes antes da hora de dormir (tomar um banho quente, ler um livro, meditar);
- Evitar utilizar ecrãs pelo menos uma hora antes de dormir;
- Realizar exercício físico, porém, evitar a sua prática perto da hora de deitar;
- Ingerir alimentos mais leves e de maior facilidade de digestão ao jantar;
- Evitar ingerir bebidas com cafeína, alcoólicas e outras bebidas energéticas após o final da tarde;
- Evitar fazer sestas durante o dia.
Se tiver insónia:
- Levante-se e realize atividades relaxantes;
- Tente não se preocupar por não conseguir dormir;
- Não se automedique;
- Se a dificuldade persistir, procure ajuda profissional.
Sofia Oliveira
Fique bem, pela sua saúde e a de todos os Açorianos!
Um conselho da Delegação Regional dos Açores da Ordem dos Psicólogos Portugueses.