Edit Template

Novo alojamento para doentes açorianos em Lisboa pode receber 12 pessoas em 6 quartos

O Serviço de Apoio Doente Deslocado (SADD) em Lisboa que, nos últimos meses, viu nomeada uma nova coordenadora e conseguiu, através da Secretaria da Saúde e Segurança Social, um protocolo para instalações que permitam receber os doentes deslocados em conforto e comodidade, tem vindo a demonstrar um crescimento significativo no número de atendimentos realizados.
De 80 utentes recebidos em setembro, o número de utentes, em março de 2025, chegou aos 185, num total de 1009 doentes e 2030 acompanhantes já acolhidos no alojamento protocolado (Rua dos Anjos), que pode receber 12 pessoas em seis quartos, entre doentes e acompanhantes, simultaneamente, havendo berços para os bebés e crianças.
“O utente acede a um quarto para duas pessoas por um valor cujo remanescente é comparticipado pelo Serviço Regional de Saúde” explica Mónica Seidi, Secretária da Saúde e Segurança Social, que acredita que “o facto de o alojamento estar consistentemente lotado comprova que é uma solução prática e que serve bem os utentes”.
A governante mais acrescenta que “estes números refletem que o investimento feito nestas instalações era necessário e está a ser muito bem aproveitado”.
O SADD providencia não só alojamento como um serviço de transporte entre o hospital, o aeroporto e as residências. Além do apoio técnico prestado, o serviço de carrinha de transporte tem sido uma mais-valia para garantir a mobilidade dos utentes entre diferentes locais essenciais.
Este serviço tem facilitado o acesso dos utentes a unidades hospitalares, aeroportos e residências, promovendo um transporte seguro e adequado às suas necessidades, com 239 percursos efetuados para 356 pessoas no espaço temporal referido, estando assegurado também o transporte de pessoas com mobilidade reduzida.
Mónica Seidi não tem dúvidas que “estes resultados são fruto, não apenas da contribuição da tutela e do Governo Regional para que as condições existam, mas também do esforço contínuo da equipa do SADD para garantir a melhor assistência possível aos doentes”.

Edit Template
Notícias Recentes
Município de Vila do Porto recebe imóvel da paróquia de Santo Espírito para criar espaço de homenagema D. António de Sousa Braga
PSD acusa Iniciativa Liberal de mentir sobre cultura em Ponta Delgada
Alexandra Cunha pretende melhorar recolha de resíduos, rever regulamento de ocupação do espaço público e desburocratizar
Homenagem à UAc celebra laços académicos entre Portugal e Brasil
Federação Agrícola dos Açores lamenta a fraca adesão aos cursos de Ciências Agrárias da UAc
Notícia Anterior
Proxima Notícia

Copyright 2023 Diário dos Açores