Ponta Delgada recebe hoje a escala de dois luxuosos navios de cruzeiros que globalmente irão trazer até nós 4.049 passageiros e 1.985 tripulantes, que por certo irão trazer um interessante movimento a Ponta Delgada e à ilha.
Natural destaque para a escala inaugural do EXPLORA I, o primeiro navio da Explora Journeys, segmento de luxo da conceituada operadora MSC, que promete oferecer uma experiência de luxo elevada, aliada a uma gastronomia excelente, aposentos luxuosos e muito bem projetados e fabulosos espaços públicos.
Esta escala em Ponta Delgada faz parte de um itinerário transatlântico de 12 noites, iniciado em Miami no passado dia 2, e que, para além desta escala nos Açores, contemplou uma paragem em Kings Wharf nas Bermudas antes da sua chegada a Lisboa no próximo dia 14.
Custou 495 milhões
de euros
O navio foi construido nos estaleiros italianos Fincatieri, em Monfalcone, em 2023, tendo sido entregue á companhia em 20 de Julho de 2023, sendo o seu custo atingido a módica quantia de 495 milhões de euros.
Possui 63.900 toneladas de arqueação bruta e apresenta 248 metros de comprimento, 32 metros de boca e 7 metros de calado.
Disponibiliza 12 Decks de áreas públicas, dos quais 5 destinados à instalação das suas luxuosas suites.
Tem capacidade para alojar até 922 passageiros em ocupação normal e 640 tripulantes.
As suas 461 suítes, divididas em 1 Owner Residence, 22 Ocean Residences, 67 Ocean Penthouse e 371 Ocean Suites. são grandes e confortáveis, com varandas enormes e dotadas de comodidades de primeira categoria, como por exemplo lençóis Frette Celestiais e até secadores de cabelo Dyson, com intuito de apresentar aos seus passageiros aquilo que há de melhor em termos de alojamento,
Sobre este navio podemos dizer que a MSC não se poupou a gastos para apresentar um novo e revolucionário conceito de turismo de cruzeiros no segmento de luxo.
Música ao vivo e outros
espectáculos de animação
O centro de atenção do navio é o deslumbrante Lounge situado no Deck 4.
Dispõe de um bar e apresenta música ao vivo e outros espetáculos de animação.
É também neste Deck que se encontram situadas as diversas boutiques, repletas de produtos de luxo de marcas como Cartier e Buccallati.
A gastronomia é um destaque a bordo, onde praticamente todos os tipos de culinária estão disponíveis nos seus 6 restaurantes.
O Explora I não tem restaurantes especializados no sentido tradicional, mas cada local parece especial.
É raro que num navio de cruzeiro o buffet seja o destaque, mas o “Emporium Marketplace” vale a pena ser salientado pelo conceito de elaboração dos pratos na hora, algo que poderá ser inédito.
Os outros restaurantes disponíveis são o “Anthology”, de cozinha internacional, o “Sakura”, que oferece uma diversificada cozinha asiática, o “Marble & Co Grill” e o “Med Yatch Club”, com cozinha mediterrânea.
Duas piscinas exteriores
e uma interior
Também neste luxuoso navio estão disponíveis diversos luxuosos bares/lounges espalhados nas diversas áreas públicas.
Como zonas de lazer e entretimento o navio apresenta 2 piscinas exteriores e uma interior com teto retrátil e diversas Indoor Whirlpool.
Dispõe igualmente de Sports Court e Running Track.
De salientar que existe igualmente uma piscina exclusiva para a tripulação situada á proa, o que demonstra o cuidado da companhia para oferecer um espaço de lazer para a tripulação.
Em termos tecnológicos o Explora I está equipado com as mais recentes tecnologias ambientais e marítimas, incluindo tecnologia de redução catalítica seletiva, conectividade de energia em terra, sistemas de gerenciamento do ruído subaquático para ajudar a proteger a vida marinha e uma ampla variedade de equipamentos eficientes em termos de energia a bordo afim de otimizar o uso do motor e reduzir ainda mais as emissões.
Segundo as informações disponibilizadas na JUL da Portos dos Açores, o navio transporta neste cruzeiro 704 passageiros e 645 tripulantes, estando a sua chegada a Ponta Delgada marcada para as 07H00, devendo soltar amarras pelas 20H30 com destino a Lisboa.
Regal Princess
com 3.229 passageiros
O segundo navio a visitar Ponta Delgada neste dia é o REGAL PRINCESS, um dos navios da Royal Class, da luxuosa e afamada operadora norte americana Princess Cruises.
Este impressionante navio de cruzeiros norte-americano encontra-se numa viagem transatlântica de 14 dias entre Ft. Lauderdale na Florida e Southampton, numa rota que contempla igualmente escalas nos portos de Ponta Delgada, Brest, Roterdão e Bruges, antes da sua chegada a Southampton no próximo dia 18.
Inaugurado em Maio de 2014, foi construído na Itália pelos estaleiros Fincantieri, em Veneza.
Possui 330 metros de comprimento, 38 metros de boca e 8,5 metros de calado, deslocando 142.714 mil toneladas de arqueação bruta e tem capacidade máxima para 3.560 passageiros e 1.346 tripulantes.
1.780 camarotes
Neste itinerário encontram-se a bordo 3.229 passageiros e 1.630 tripulantes
O navio disponibiliza 18 Decks, dos quais 15 são de áreas públicas.
Os 1.780 camarotes, dos quais 1.438 exteriores e 342 interiores, encontram-se distribuídos por 8 desses Decks.
Tal como os restantes navios dessa classe, o Regal Princess é um navio muito luxuoso e com instalações do melhor que a indústria dos cruzeiros apresenta.
Em termos gastronómicos o navio dispõe de 11 restaurantes, onde se destacam os seus três restaurantes principais, Allegro, Concerto e Symphony, que apresentam um serviço irrepreensível.
Vários restaurantes e cafés
Para os apreciadores existem igualmente uma variedade de restaurantes temáticos, capazes de satisfazer todos os paladares.
Igualmente, o navio dispõe de dezassete cafés e bares para todos os gostos e preferências, espalhados nas diversas áreas públicas.
No que diz respeito a entretenimento o navios dispõe de um luxuoso Teatro, Casino, Internet Cafe, Movies under the Stars e diversos espaços de entretenimento voltado para os seus passageiros mais jovens.
Segundo informação disponível na JUL da Portos dos Açores SA a sua chegada a Ponta Delgada está prevista para as 07H00, prevendo-se que permaneça atracado ate às 17H00.
Exclusivo Azores Cruise Club/
Diário dos Açores