Edit Template

Nova residência universitária poderá acolher 120 alunos

O Presidente da Câmara Municipal de Ponta Delgada, Pedro Nascimento Cabral, participou, ontem, na cerimónia de lançamento da primeira pedra da nova residência universitária, obra que contou com um apoio da autarquia de um milhão de euros e que vem criar condições para acolher mais 120 alunos da Universidade dos Açores no concelho.
“Este investimento, no valor de um milhão de euros, significa bem o compromisso que a Câmara Municipal de Ponta Delgada tem e quis assumir na edificação deste projeto. Portanto, este equipamento é visto pela autarquia como sendo imprescindível para o sucesso e melhoria da qualidade de vida dos nossos estudantes e, por inerência, para o futuro de Ponta Delgada, de São Miguel e dos Açores”, afirmou o autarca
O Presidente da Câmara Municipal de Ponta Delgada manifestou-se convicto do “impacto positivo” que a nova residência representará para a Universidade dos Açores e para Ponta Delgada, consolidando o caminho já trilhado pelo município para que se possa assumir como uma “verdadeira cidade universitária”.
Nesse sentido, e apesar da Câmara Municipal de Ponta Delgada não ter definidas competências diretas na área da Educação, Pedro Nascimento Cabral realçou que a autarquia tem desenvolvido investimentos sem precedentes para fomentar o acesso ao Ensino Superior e apoiar os estudantes universitários do concelho.
“No presente ano letivo, a autarquia apoia 427 alunos com bolsas universitárias, num investimento histórico que atinge os 623 mil euros”, indicou.
De notar que a autarquia está a apoiar mais 328 alunos do que em 2022/2023 e mais cerca de 100 em relação ao último ano letivo, fruto das diligências tidas pelo executivo camarário para expandir os critérios do Regulamento de Apoio para Atribuição de Bolsas de Estudo há dois anos.
O Presidente da Câmara Municipal de Ponta Delgada deu, por isso nota, que os novos critérios passaram a incluir como beneficiários os estudantes que estejam inscritos em ciclos de estudos conducentes, não só ao grau de licenciatura, mas também ao grau de mestrado integrado ou não integrado.
Além disso, destacou que o regulamento passou a contemplar “majorações na ordem dos 15% a candidatos que provenham de agregados familiares com pessoas portadoras de 60% ou mais de incapacidade, de contextos familiares com violência doméstica, de famílias monoparentais ou apresentem estatuto de trabalhador-estudante”.
Pedro Nascimento Cabral relevou também que foi reforçado o protocolo de cooperação com a Fundação Gaspar Frutuoso para a atribuição de um prémio de mérito de ingresso ao Ensino Superior na Universidade dos Açores.
Voltando a colocar a tónica do seu discurso sobre a pertinência da construção residência universitária no concelho de Ponta Delgada, o Presidente da Câmara Municipal de Ponta Delgada fez questão de enaltecer “a resiliência e persistência” que a Reitora da Universidade dos Açores, Susana Mira Leal, dedicou ao processo, levando à respetiva concretização.
Já Susana Mira Leal agradeceu as palavras de Pedro Nascimento Cabral, assim como a disponibilidade revelada, desde a primeira hora, para apoiar e viabilizar financeiramente o projeto.
“Quero agradecer ao Presidente da Câmara Municipal, ao seu elenco camarário, e aos munícipes de Ponta Delgada este investimento estratégico no concelho e na cidade.
Sem o apoio camarário, seria muito difícil à Universidade dos Açores materializar este projeto”, disse.
Recorde-se que, também para abrir maiores perspetivas de acolhimento aos alunos universitários, a Câmara Municipal encontra-se a implementar o projeto PDL Voluntariado, do qual faz parte o subprograma Unir.Gerações, que visa garantir o bem-estar dos seniores e respetivas famílias, incentivando à convivência intergeracional, através do alojamento de jovens universitários nas suas residências.
Deste subprograma podem beneficiar estudantes matriculados no Ensino Superior, com idades compreendidas entre os 17 e os 35 anos de idade, não residentes no concelho.

Edit Template
Notícias Recentes
Previstas taxas de ocupação de 70% na hotelaria açoriana na Páscoa
Detenção pelo crime de violência doméstica na Lagoa
Cooperativa União Agrícola promove 17.º Curso de Preparadores e Manejadores de Animais para concursos
Bensaude Hotels celebra 90 anos com foco na expansão
Páscoa com “bom tempo” no arquipélago dos Açores
Notícia Anterior
Proxima Notícia

Copyright 2023 Diário dos Açores