O Presidente da Câmara Municipal de Ponta Delgada, Pedro Nascimento Cabral, anunciou que a autarquia vai investir mais de meio milhão de euros na repavimentação das ruas da Canada Nova, do Moinho de Vento, 2.ª Travessa do Moinho de Vento, Travessa do Mestre Henrique, e da rua Padre Domingos Silva Costa, na freguesia do Livramento, tendo já adjudicado as respectivas empreitadas.
“Estas são obras cruciais para melhorar a qualidade de vida dos residentes do Livramento. Continuamos empenhados em revitalizar a freguesia, criando um ambiente ainda mais aprazível para todos os que nela vivem, trabalham e visitam”, sublinha o autarca.
Para Pedro Nascimento Cabral, estas empreitadas de repavimentação asseguram “melhores condições de mobilidade e segurança no Livramento” e vêm responder às “necessidades da população, enquanto valorizam o espaço público para benefício de todos os que dele usufruem”.
A obra de repavimentação da Rua Padre Domingos Silva Costa foi adjudicada à empresa Tecnovia Açores, Sociedade de Empreitadas, S.A. pelo valor de 287 700 euros (sem IVA), envolvendo um prazo de execução de 60 dias.
A empreitada da rua Moinho de Vento, 2.ª Travessa do Moinho de Vento e Travessa do Mestre Henrique foi adjudicada à Marques, S.A, representando um investimento de 134 285 euros (sem IVA) e apresentando como prazo de execução 30 dias.
Já a obra da rua da Canada Nova foi adjudicada à empresa Tecnovia Açores, Sociedade de Empreitadas, S.A, pelo valor de 59 300 euros (sem IVA), determinando um prazo de execução de 30 dias.
Refira-se que entre obras concluídas, em curso e programadas para a freguesia do Livramento, a autarquia soma investimentos a rondar os 1,3 milhões de euros.
Destaque, a esse nível, para as obras de beneficiação nas escolas do 1.º Ciclo da freguesia e na sede do Rancho Folclórico da Casa do Povo do Livramento, assim como para a empreitada de construção do parque de estacionamento e repavimentação da rua da Glória.
A acompanhar esta política de investimentos no Livramento, a Câmara Municipal de Ponta Delgada reforçou em cerca de 60% o apoio à Junta de Freguesia, aumentando para 123 646,21 euros a verba transferida ao abrigo do Contrato Interadministrativo de Delegação de Competências.
Recorde-se que, no Orçamento Municipal para 2025 e no âmbito dos Contratos Interadministrativos, a autarquia manteve a verba recorde de 3 milhões de euros para as 24 Juntas de Freguesia.