O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, vai à ilha de S. Jorge no próximo dia 23 de Abril, para o Capítulo de Entronização de novos Confrades na Confraria do Queijo de São Jorge.
A cerimónia insere-se no programas das Festas de S. Jorge, que decorrem de 23 a 25 de Abril, com o tema “Geminações, Velas Abertas ao Mundo”.
Ministro da Defesa preside
à Sessão Solene
O dia maior das festividades, 23 de Abril, dia do Padroeiro do Concelho, o Santo “São Jorge”, conta com a Missa seguida de Procissão, assim como a referida entronização, destacando-se, igualmente, a sessão solene da festa, que este ano será presidida pelo Ministro da Defesa Nacional, Nuno Melo.
Na sessão solene, que decorrerá às 16h30m, logo a seguir à entronização dos novos confrades, serão entregues as medalhas e chaves do município a várias personalidades, entre elas o Presidente do Governo, José Manuel Bolieiro.
Chave de Ouro para Bolieiro
Serão atribuídas Medalhas de Prata ao Serviço Regional de Protecção Civil e Bombeiros dos Açores, ao Comando Operacional dos Açores e à Dra. Natália Lopes.
A Medalha de Ouro será entregue a António José Bettencourt da Silveira e a Chave de Ouro ao Presidente do Governo Regional, José Manuel Bolieiro.
Geminação
com Florianópolis
As festas decorrem até 25 de Abril com um vasto programa cultural, social e artístico, destacando-se no dia 24 a cerimónia de formalização da geminação Velas-Florianópolis, Santa Catarina (Brasil), com a presença do Prefeito daquela cidade, Topázio Neto.
A seguir será lançado o novo livro da escritora de Santa Catarina, Lélia Nunes, colaboradora regular deste jornal, intitulado “Casa do Tempo”. A obra também será lançada em Ponta Delgada, na Livraria Letras Lavadas, no dia 21, pelas 18 horas, com apresentação de Sidónio Bettencourt e comentários de Pedro Almeida Maia.