Edit Template

Museu Carlos Machado promove conversa em torno do tema “Simbologia e Comunidade das Romarias Quaresmais”

No próximo dia 16 de Abril, às 18h, no núcleo de Santa Bárbara, o Museu Carlos Machado irá realizar um “Museu Talks” dedicado à simbologia das Romarias Quaresmais na comunidade. A conversa terá como orador Luís H. Bettencourt Reis.
As Romarias Quaresmais são uma tradição profundamente enraizada na ilha de São Miguel. Realizadas durante a Quaresma, estas peregrinações simbolizam e expressam a relação profunda dos micaelenses com a fé, a natureza da ilha e os valores comunitários. Estas mais do que um ritual religioso, constituem um património imaterial vivo.
Luís H. Bettencourt Reis iniciou-se nas Romarias Quaresmais de São Miguel em 2004 e em 2011 é nomeado Irmão Mestre do Rancho de Romeiros de São José, cargo que mantém desde então. É autor da obra “Por M.I.M. – O livro de Manuel Inácio de Melo que ficou 60 anos fechado numa caixa de sapatos”, uma vasta recolha de património sobre as romarias durante a década 1960. É membro consultivo da Equipa de Cultura do Movimento de Romeiros de São Miguel, membro da Comissão Diocesana de Acólitos da Diocese de Angra por nomeação do Bispo João Lavrador, membro do Conselho Pastoral Paroquial de São José e membro da Comissão Diocesana das Relações Ecuménicas.

Edit Template
Notícias Recentes
Regulamento Espacial da União Europeia põe Santa Maria no centro do mapa e Comité das Regiões quer regiões à mesa das decisões
EDA aprova plano estratégico plurianual e orçamento para 2026 em assembleia geral de accionistas
TAP vai ligar o Porto à ilha Terceira a partir de Março de 2026
Governo dos Açores reforça proximidade e humanização nos cuidados de saúde
Pingo Doce e Make-A-Wish unem forças para realizar desejos neste Natal
Notícia Anterior
Proxima Notícia

Copyright 2023 Diário dos Açores