De Abril a Julho, no âmbito da EFTAZORES, a Escola Formação Turística dos Açores, através do programa Erasmus+, acolhe dois formandos oriundos de Lycée Polyvalent Nord Caraibe LPO Bellefontaine, em Martinica – a ilha que faz parte das Pequenas Antilhas no Caribe e que constitui uma região ultramarina francesa.
Os alunos, com 16 anos de idade, finalistas do curso de cozinha/pastelaria, durante três meses, frequentarão as aulas em conjunto com os formandos da EFTAZORES e, simultaneamente, assistirão a algumas aulas, online, da sua escola em Martinica.
A partir de Junho e durante aproximadamente um mês, os martinicanos desenvolverão as suas competências através de um estágio em contexto de trabalho no restaurante Anfiteatro, onde estarão à responsabilidade de um tutor, o Chefe Executivo Paulo Freitas, com o qual trabalharão directamente.
Para além de possibilitar um intercâmbio entre escolas, o programa Erasmus+ permite a troca de experiências – sociais e culturais – entre jovens de origem tão diferente, que têm em comum a sua origem insular.
Veronique Baude, professora de Desenho Aplicado e Cultura Artística que acompanha os formandos, explicou que “os(as) alunos(as) na Martinica nas suas aulas aprendem os conceitos básicos no que diz respeito à arte visual, de forma a conceber pratos irresistíveis”.
A deslocação destes formandos aos Açores acontece no âmbito de uma acção eTwinning – uma iniciativa da Comissão Europeia que visa incentivar as escolas europeias a colaborar utilizando as Tecnologias de Informação e Comunicação disponibilizando as infra-estruturas necessárias.
Segundo Veronique Baude, através deste intercâmbio os formandos “esperam desenvolver novas experiências e práticas culinárias, partilhar os seus conhecimentos sobre produtos comuns às duas ilhas e, quem sabe, inventar novas receitas. Para os alunos de Martinica esta viagem é uma grande aventura e, segunda a sua professora, está poderá ser uma experiência transformadora”.