Edit Template

Ponta Delgada reconhecida com selo de mérito de Autarquia que Cuida dos Cuidadores Informais

Ponta Delgada conquistou o selo de mérito de Autarquia que Cuida dos Cuidadores Informais para o biénio 2025/2026, na categoria de Prata, uma distinção e feito inéditos que deixaram o Presidente da Câmara Municipal, Pedro Nascimento Cabral, “orgulhoso” das práticas implementadas na área de apoio aos cuidadores informais e em benefício da qualidade de vida das famílias do concelho.
“Ainda que a saúde não faça parte das nossas competências directas, assumimos como compromisso a criação de soluções que permitam apoiar todos aqueles que dedicam as suas vidas a cuidar de outras pessoas. Estou, naturalmente, orgulhoso por esta distinção, que dedico a todos os dirigentes e profissionais do Departamento de Desenvolvimento Social pelo esmerado trabalho que desenvolvem. É, sobretudo, a eles que cabe este reconhecimento”, salientou.
O selo foi atribuído na sequência da 4.ª edição do Selo de Mérito da Rede de Autarquias que Cuidam dos Cuidadores Informais (RACCI), carimbando a qualidade e pertinência do projecto municipal “PDL Cuidar de Quem Cuida”.
O “PDL Cuidar de Quem Cuida” integra o Plano Municipal para o Envelhecimento Activo em curso, que é composto por seis medidas estratégicas e tem como objectivo central apoiar a população sénior do concelho de Ponta Delgada, assim como os seus cuidadores e famílias.
Como tal, e para favorecer uma seniorização inclusiva, saudável e feliz nas 24 freguesias do município, o projecto faz parte da Rede Integrada de Centros de Dia, incluindo como respostas os serviços de Apoio ao Domicílio, de Teleassistência, de Mobilidade Social Táxi+, um Banco de Ajudas Técnicas, um Espaço de Acolhimento Temporário à Pessoa Cuidada, assim como um Espaço de Atendimento Presencial e Linha de Apoio Psicológico.
Tanto o Espaço de Acolhimento Temporário à Pessoa Cuidada, como o Espaço de Atendimento Presencial e Linha de Apoio Psicológico, encontram-se em fase de implementação e ambas as soluções foram pensadas para contribuir, de forma prática e eficaz, para o bem-estar do cuidador e da pessoa ao seu cuidado.
O Espaço de Acolhimento Temporário à Pessoa Cuidada resultará, em específico, de parcerias estabelecidas com lares ou residências seniores do concelho de Ponta Delgada com vista à disponibilização temporária de camas e vagas nas respectivas instalações, em caso de necessidade.
Já o Espaço de Atendimento Presencial e a Linha de Apoio Psicológico da Câmara Municipal de Ponta Delgada serão constituídos com o propósito de providenciar suporte emocional ao cuidador informal, reconhecendo a importância do seu papel e as dificuldades associadas à função de cuidar.
Pedro Nascimento Cabral destacou que, através do Plano Municipal para o Envelhecimento Activo, o município tem vindo a implementar diversas medidas em benefício do bem-estar da população sénior, como são também exemplos os Projectos de Apoio Geriátrico, Idosos Activos, a criação do Cartão PDL Sénior ou a decisão de tornar gratuitos os minibuses para pessoas com 65 ou mais anos.
“É algo de que não abdicamos: vencer o “idadismo”, o isolamento, e garantir a participação de todos aqueles que compõem a nossa comunidade; do mais novo ao menos novo”, vincou, convidando também os cidadãos com 65 ou mais anos a utilizarem os dois minibuses que operam gratuitamente em regime circular no centro histórico e que estão também ao serviço dos cidadãos portadores de deficiência e grávidas.
Lembrou, por fim, que, por força de alterações promovidas em 2023, os programas municipais da área da Acção Social da Câmara de Ponta Delgada passaram a incluir majorações de apoio a cidadãos com idade igual ou superior a 65 anos.
“Assim aconteceu com o regulamento do Fundo Municipal de Solidariedade Social, mas também com os referentes aos programas de apoio ao Arrendamento Para Fins Habitacionais”, concluiu.
A Rede de Autarquias que Cuidam dos Cuidadores Informais (RACCI) é uma iniciativa do Movimento Cuidar dos Cuidadores Informais que visa distinguir e divulgar melhores práticas implementadas em Portugal ao nível dos cuidadores informais.

Edit Template
Notícias Recentes
“Romeiros de São Miguel” inscritos no Inventário Nacional do Património Cultural Imaterial
“Habemus Papam” Cardeal Robert Prevost é o novo Papa e escolhe o nome de Leão XIV
Dia da Europa assinala hoje os 75 anos da Declaração Schuman com o Governo açoriano a assinalar a data em São Jorge
“Fixar jovens nos Açores tem de ser um desígnio local e regional”, defende o Presidente da Assembleia Regional
Ex-director do Serviço de Neurologia do HDES condenado a cinco anos e meio de cadeia
Notícia Anterior
Proxima Notícia

Copyright 2023 Diário dos Açores