Edit Template

José Manuel Bolieiro destaca “importância estratégica” da nova Variante às Furnas

O Presidente do Governo dos Açores, José Manuel Bolieiro, apresentou ontem, acompanhado pela Secretária Regional do Turismo, Mobilidade e Infra-estruturas, Berta Cabral, a nova Variante às Furnas. A obra, integrada no Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), representa um investimento de cerca de 7,7 milhões de euros e está praticamente concluída.
Com 1,5 quilómetros de extensão, esta nova via permite agora ligar, de forma mais directa e segura, a zona do Estaleiro ao cruzamento da Ribeira Quente (Tambores), evitando o atravessamento da freguesia das Furnas. Trata-se de uma via expresso desenhada para melhorar a mobilidade, reduzir o tempo de viagem e reforçar a segurança rodoviária.
O líder do executivo açoriano sublinhou que esta obra é um exemplo concreto do caminho que o Governo dos Açores quer continuar a seguir.
“Esta Variante é importante, mas é apenas um passo no caminho que queremos fazer. O nosso objectivo é continuar a melhorar as acessibilidades à Lomba do Cavaleiro, reforçar a segurança até à Ribeira Quente e requalificar o pavimento até Água Retorta”, afirmou.
O governante destacou ainda que este investimento vai além do concelho da Povoação, afirmando-se como uma mais-valia para toda a ilha.
“Esta intervenção cria melhores oportunidades para São Miguel. Valoriza o nosso território, serve as populações e aproxima comunidades que, durante demasiado tempo, estiveram mais isoladas”, disse.
Sobre o esforço financeiro envolvido, José Manuel Bolieiro fez questão de frisar a importância do equilíbrio entre vontade política e viabilidade orçamental: “A vontade política é o ponto de partida, mas sem os recursos financeiros necessários, nenhuma obra se concretiza. É essa conjugação entre querer fazer e poder fazer que nos permite avançar, evitar adiamentos e transformar compromissos em realidade. Esta Variante é também um bom exemplo de como os fundos europeus podem ser usados com responsabilidade e visão”.
A empreitada foi adjudicada à empresa Caetano & Medeiros, com projecto da responsabilidade da Coteprol. A obra foi sujeita a Avaliação de Impacte Ambiental, tendo obtido parecer favorável e respeitado as condicionantes ambientais ao longo da sua execução.
A apresentação contou ainda com a presença do Presidente da Câmara Municipal da Povoação, Pedro Melo, do Director Regional das Obras Públicas, Pedro Azevedo, do Director Regional do Planeamento e Fundos Estruturais, Nuno Melo Alves, bem como dos Presidentes das Juntas de Freguesia das Furnas e da Ribeira Quente, Eduarda Pimenta e Ruben Melo.

Edit Template
Notícias Recentes
Pedro Nascimento Cabral felicita Casa do Povo do Livramento pela conquista da Série Açores em Futsal
PJ detém terceiro suspeito de homicídio ocorrido na cidade de Ponta Delgada
Marinha coordena resgate a Nordeste da Ilha de São Miguel
Abertas as inscrições para o “Rali Ilha Azul – Cidade Mar”
José Manuel Bolieiro destaca “importância estratégica” da nova Variante às Furnas
Notícia Anterior
Proxima Notícia

Copyright 2023 Diário dos Açores