O Secretário Regional da Agricultura e Alimentação, António Ventura, aproveitou a passagem pela Ovibeja, uma das maiores feiras agrícolas do país, que na edição deste ano conta com os Açores como região convidada, para destacar o papel do sector no dia-a-dia de todos os cidadãos.
“A agricultura está no centro das nossas vidas”, sublinhou, falando na conferência “+ FUTURO, + IMPACTO SOCIAL”, organizada pela ACOS – Associação de Agricultores do Sul e pela Incubadora de Inovação Social do Baixo Alentejo, e na qual o governante foi um dos oradores convidados.
O Secretário Regional apelou a uma maior mediatização do papel da agricultura na sociedade portuguesa, valorizando o papel da comunicação social como divulgadora de exemplos positivos nesta área.
A Ovibeja, sustentou ainda, é um palco de excelência para os Açores apresentarem os seus agroalimentos, lembrando o governante as semelhanças existentes entre a Região e o Alentejo.
“A Marca Açores tem aqui um conjunto de produtos para venda e apresentação para que todos possam conhecer melhor a nossa Região. Atrás de cada produto há uma história”, declarou, citado em nota.
A Secretaria Regional da Agricultura e Alimentação, através do Gabinete de Gestão e Promoção da Marca Açores, está presente na Ovibeja, que se realiza até este Domingo, dia 4.
A presença dos Açores passa por ter em permanência dois espaços específicos, designadamente um “stand” institucional e um espaço de comercialização de produtos certificados Marca Açores, da responsabilidade de um estabelecimento de comércio aderente à instituição.
A Ovibeja é considerada uma das maiores feiras agrícolas do país e caracteriza-se, de acordo com a sua organização, como um espaço de resiliência, inovação e construção de pontes entre gerações, empresas e “stakeholders” comprometidos com o desenvolvimento agrícola sustentável.
Trata-se de uma feira aberta a diferentes públicos-alvo e que pretende continuar a afirmar-se como plataforma estratégica para o futuro da agricultura em Portugal, promovendo anualmente a reflexão e inovação.
A Ovibeja conta anualmente com mais de mil expositores e cerca de 100 mil visitantes, sendo a sua organização da ACOS – Associação de Agricultores do Sul.