Edit Template

Contingente especial para os candidatos dos Açores ao Ensino Superior no ano letivo 2025/2026 mantém-se nos 3,5% do total de vagas fixadas

Para o ano letivo 2025/2026, o contingente prioritário para candidatos oriundos da Região Autónoma dos Açores (RAA) é de 3,5% das vagas reservadas para a 1ª fase do concurso nacional de acesso ao ensino superior público.
O Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, através da publicação da Portaria n.º 207/2025/1, aprovou o Regulamento do Concurso Nacional de Acesso e Ingresso no Ensino Superior Público para a Matrícula e Inscrição no Ano Letivo de 2025-2026, onde se pode confirmar a manutenção do contingente especial destinado aos candidatos oriundos da Região Autónoma dos Açores no concurso nacional de acesso ao ensino superior público em 2025.
De acordo com a Portaria publicada no Diário da República n.º 84/2025, Série I de 2025-05-02, o contingente especial para os Açores representa 3,5% do total de vagas iniciais fixadas por cada instituição/curso.
Esta percentagem garante que os estudantes açorianos tenham acesso preferencial a um número determinado de lugares nas universidades e institutos politécnicos públicos, reconhecendo as especificidades geográficas, sociais e económicas da região.
Este contingente especial abrange todos os estudantes que tenham realizado o ensino secundário na Região e que preencham os requisitos de candidatura estipulados no regulamento geral de acesso.
A decisão visa promover a equidade no acesso ao ensino superior e combater as assimetrias regionais, contribuindo para a fixação e valorização do capital humano nas regiões autónomas.
A medida é particularmente importante para os estudantes das ilhas que, sem este tipo de apoio, enfrentariam maiores obstáculos de acesso, não apenas por questões logísticas e financeiras, mas também pelas desigualdades em termos de oportunidades educativas.

Edit Template
Notícias Recentes
Município de Vila do Porto recebe imóvel da paróquia de Santo Espírito para criar espaço de homenagema D. António de Sousa Braga
PSD acusa Iniciativa Liberal de mentir sobre cultura em Ponta Delgada
Alexandra Cunha pretende melhorar recolha de resíduos, rever regulamento de ocupação do espaço público e desburocratizar
Homenagem à UAc celebra laços académicos entre Portugal e Brasil
Federação Agrícola dos Açores lamenta a fraca adesão aos cursos de Ciências Agrárias da UAc
Notícia Anterior
Proxima Notícia

Copyright 2023 Diário dos Açores