Edit Template

Presidente da ALRAA entrega contributo regional à Comissão Europeia sobre o próximo Quadro Financeiro Plurianual

O Presidente da Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores (ALRAA), Luís Garcia, submeteu à Comissão Europeia o contributo regional no âmbito da consulta pública sobre o próximo Quadro Financeiro Plurianual da União Europeia (2028-2034), encerrando um processo participativo iniciado com a conferência sobre “Os desafios da União Europeia e o novo Quadro Financeiro Plurianual”, realizada no passado dia 4 de Abril, no Teatro Micaelense.
Promovida pela Presidência da ALRAA, a conferência reuniu eurodeputados, especialistas, representantes de instituições, empresários, investigadores e sociedade civil para reflectir sobre o futuro do orçamento da União Europeia e as estratégias para as Regiões Ultraperiféricas, com destaque para os Açores. O relatório agora submetido sistematiza os principais contributos do evento, com propostas dirigidas a áreas como a coesão, agricultura, transição energética e digital, fundamentais para o desenvolvimento sustentável da Região.
Neste âmbito, foram submetidos à Comissão Europeia dois contributos distintos, no quadro da consulta pública sobre o próximo Quadro Financeiro Plurianual.
O primeiro contributo, apresentado pela Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores, corresponde à Resolução n.º 2/2025/A, de 20 de Janeiro, aprovada em plenário a 13 de Dezembro de 2024. Intitulada “Pronúncia por iniciativa própria da Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores sobre um Quadro Financeiro Plurianual com a Política de Coesão, Política Agrícola Comum e Política Comum de Pescas, reforçadas e que garantam o reconhecimento das especialidades das Regiões Ultraperiféricas”, esta resolução formaliza a posição institucional da Assembleia Legislativa sobre as prioridades da Região no próximo quadro financeiro da União Europeia.
O segundo contributo, subscrito em nome do grupo de trabalho da conferência promovida pela Presidência da ALRAA, “reflecte os principais contributos apresentados pelos oradores e especialistas convidados. Este relatório resulta de um exercício colectivo, plural e participado, que procurou traduzir de forma estruturada as reflexões desenvolvidas no decurso da conferência. Importa sublinhar que este documento não traduz uma posição institucional da Assembleia Legislativa, mas sim o resultado de uma auscultação alargada e representativa dos diferentes sectores presentes no encontro”.
Com esta iniciativa, a Presidência da Assembleia Legislativa “reafirma o seu compromisso de promover um espaço privilegiado de diálogo entre os Açores e a União Europeia, promovendo o envolvimento activo da Região nos processos de decisão que definirão o próximo ciclo de políticas europeias”.

Edit Template
Notícias Recentes
Município de Vila do Porto recebe imóvel da paróquia de Santo Espírito para criar espaço de homenagema D. António de Sousa Braga
PSD acusa Iniciativa Liberal de mentir sobre cultura em Ponta Delgada
Alexandra Cunha pretende melhorar recolha de resíduos, rever regulamento de ocupação do espaço público e desburocratizar
Homenagem à UAc celebra laços académicos entre Portugal e Brasil
Federação Agrícola dos Açores lamenta a fraca adesão aos cursos de Ciências Agrárias da UAc
Notícia Anterior
Proxima Notícia

Copyright 2023 Diário dos Açores