Edit Template

Bolieiro destaca papel “estratégico” da Norma Açores há 40 anos no desenvolvimento regional

O Presidente do Governo dos Açores, José Manuel Bolieiro, presidiu à cerimónia comemorativa dos 40 anos da Norma Açores – Sociedade de Estudos e Apoio ao Desenvolvimento Regional, S.A., destacando a relevância da empresa no panorama regional e a sua trajectória de excelência no apoio técnico, formação, gestão e fiscalização de obras por todo o arquipélago.
A cerimónia decorreu no Salão Nobre do Teatro Micaelense, em Ponta Delgada, e contou com momentos de reconhecimento aos colaboradores com mais de 25 anos de serviço, assim como com a assinatura de um protocolo com a Universidade dos Açores, reforçando a aposta da Norma Açores na inovação e no conhecimento.
“A Norma Açores é, sem dúvida, uma referência na consultoria especializada e um exemplo de como o setor privado pode estar ao serviço do bem comum”, afirmou José Manuel Bolieiro, citado em nota no Portal do Governo.
O governante aproveitou a ocasião para sublinhar o percurso de privatização da empresa como um caso de sucesso, enquadrado na reforma do Setor Público Empresarial da Região iniciada em 2018. Em 2020, o Grupo Consulmar adquiriu a totalidade do capital social da empresa, anteriormente detido em parte pela EDA – Electricidade dos Açores.
“É notório que, com capital plenamente privado, a Norma Açores demonstrou resiliência, crescimento e sustentabilidade. É um bom exemplo de como a passagem do setor público para o privado pode ser feita sem drama nem prejuízo para os trabalhadores, antes pelo contrário, fortalecendo a sua missão”, sublinhou.
Referindo-se também à Conserveira Santa Catarina, o governante destacou ambos os casos como modelos de boa gestão pública e de libertação do sector público de áreas onde a iniciativa privada pode operar com mais eficácia.
O líder do executivo açoriano reiterou a visão do Governo dos Açores assente na valorização da iniciativa privada como “motor da economia” açoriana. Destacou ainda a importância da criação de condições propícias ao investimento e à inovação, dando prioridade à componente produtiva no novo Quadro Financeiro Plurianual.
“Nos Açores de hoje, há espaço para o empreendedorismo. Um governo que acredita nas pessoas, nas famílias e nas empresas é um governo que constrói futuro”, frisou.
Com mais de 2.600 ações de formação realizadas e cerca de 700 projectos técnicos e contratos de fiscalização de obras executados ao longo de quatro décadas, a Norma Açores mantém presença ativa nas nove ilhas do arquipélago e, mais recentemente, também em Portugal continental. “É desta aposta na competência, na confiança e no futuro que se faz o novo paradigma de governação dos Açores. Continuaremos a promover reformas, atrair investimento e gerar riqueza e emprego para que os Açores prosperem de forma sustentável”, concluiu, citado no mesmo documento.

Edit Template
Notícias Recentes
“Romeiros de São Miguel” inscritos no Inventário Nacional do Património Cultural Imaterial
“Habemus Papam” Cardeal Robert Prevost é o novo Papa e escolhe o nome de Leão XIV
Dia da Europa assinala hoje os 75 anos da Declaração Schuman com o Governo açoriano a assinalar a data em São Jorge
“Fixar jovens nos Açores tem de ser um desígnio local e regional”, defende o Presidente da Assembleia Regional
Ex-director do Serviço de Neurologia do HDES condenado a cinco anos e meio de cadeia
Notícia Anterior
Proxima Notícia

Copyright 2023 Diário dos Açores