O Presidente da Câmara Municipal de Lagoa, Frederico Sousa, reuniu com o Director Regional de Prevenção e Combate às Dependências, Pedro Fins, para articularem, uma estratégia conjunta de intervenção de prevenção no concelho, assim como de intervenção junto dos munícipes com comportamentos aditivos e apoio às suas famílias.
A Câmara Municipal de Lagoa, através da associação ARRISCA, realizou um diagnóstico, onde foram caracterizados os factores de risco, incidência, respostas, projectos e as substâncias com maior consumo nas cinco freguesias do concelho, bem como foram delineadas as principais orientações de intervenção neste âmbito.
Na ocasião, segundo nota da autarquia, Frederico Sousa revelou a importância da implementação, pelo município, do Centro de Intervenção Social na Lagoa, de forma a criar respostas sistémicas, que vão ao encontro dos principais eixos de intervenção na área dos comportamentos aditivos e das dependências, nomeadamente no que diz respeito à prevenção, apoio ao tratamento, reinserção e redução de riscos e minimização de danos.
Neste âmbito, o Presidente reforçou, ainda, o trabalho já desenvolvido nesta área pelo município, com cada vez maior proximidade às famílias lagoenses, sendo que este é um trabalho que tem de envolver todas as entidades, nomeadamente, os departamentos governamentais com competência na área da saúde e da solidariedade social na Região.
A reunião serviu, também, para compreender todo o sistema de referenciação para tratamento em comunidades terapêuticas e possibilitar respostas mais rápidas e uma articulação mais eficaz entre as entidades com competência nesta matéria.