De 9 a 11 de Maio todos os caminhos vão dar à Madalena. A Capital dos Açores da Vinha e do Vinho é palco da quinta edição do Concurso Enológico, dinamizado pela Associação de Municípios Portugueses do Vinho (AMPV), com o apoio do Município madalenense.
Esta edição traz grandes novidades, como a criação da nova categoria “Vinhos Biológicos”, a inscrição simultânea no concurso nacional e no concurso internacional Città del Vino, em Itália, sem custos para os produtores e, ainda, descontos especiais para as primeiras inscrições e para vinhos da região dos Açores.
Ontem, o Município de Angra do Heroísmo recebeu, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, os membros do júri deste concurso, por ocasião da sua passagem pela ilha Terceira, no âmbito da realização do Concurso «Cidades do Vinho 2025»
A iniciativa, para além de organizada pela Associação de Municípios Portugueses do Vinho, é também feita e pela Associação das Rotas dos Vinhos de Portugal (ARVP), reunindo vinhos de todo o país que serão avaliados neste concurso enológico nacional — o único em Portugal que promove, de forma conjunta, os vinhos e os seus territórios de origem. Durante a sua estadia em Angra do Heroísmo, os elementos do júri visitaram as vinhas e adegas de dois produtores do concelho — Rui Martins e Dimas Pires —, onde tiveram a oportunidade de conhecer os métodos de produção, as castas locais e a conjugação entre tradição e inovação que caracteriza a vitivinicultura terceirense.
A visita incluiu ainda momentos de contacto com o património histórico e paisagístico do concelho, classificado como Património Mundial pela UNESCO. Esta iniciativa reforça a relevância dos Açores no panorama nacional da produção vitivinícola e contribui para a valorização da qualidade e singularidade dos vinhos produzidos no arquipélago.