Edit Template

Açores são exemplo europeu de sustentabilidade e inovação, afirma Presidente da Assembleia Legislativa

O Presidente da Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores (ALRAA), Luís Garcia, afirmou ontem, na ilha Graciosa, que os Açores são “um exemplo europeu de sustentabilidade, inovação e compromisso com o futuro”, destacando o contributo da Região, tanto na preservação ambiental, como no avanço científico e tecnológico.
Na cerimónia comemorativa do Dia da Europa, o Presidente Luís Garcia, citado em nota enviada às redacções, enalteceu o simbolismo de celebrar a data “bem no coração do Atlântico”, numa ilha que tem demonstrado como é possível alinhar desenvolvimento com respeito pelo ambiente. “A Graciosa não é apenas um exemplo para os Açores, mas para toda a Europa”, afirmou, referindo-se ao projeto Graciólica, que permite à ilha abastecer-se exclusivamente com eletricidade proveniente de fontes renováveis durante mais de 140 dias por ano. A esse propósito, o Presidente do Parlamento açoriano sublinhou que esta iniciativa, cofinanciada por fundos europeus, é uma demonstração clara de como a cooperação entre a União Europeia e as regiões ultraperiféricas pode gerar soluções inovadoras para os grandes desafios do nosso tempo. “Estamos a mostrar que a transição energética é possível e pode ser feita de forma concreta e eficaz”, afirmou.
Sublinhando que “os Açores também dão muito à Europa”, o Presidente Luís Garcia destacou ainda o papel estratégico da Região, graças à sua localização geográfica e à sua vasta Zona Económica Exclusiva que lhe conferem potencial em matérias como a Segurança Atlântica, a Ciência e a Biodiversidade, referindo a título de exemplo a Rede de Áreas Marinhas Protegidas dos Açores, a presença da Agência Espacial Portuguesa em Santa Maria e o reconhecimento da ilha Graciosa como Reserva da Biosfera pela UNESCO.
Dirigindo-se especialmente aos jovens presentes, o Presidente da Assembleia Legislativa apelou à sua participação ativa no projeto europeu, defendendo que o contributo da Região na Europa vai para além da execução de políticas: “os Açores devem influenciar e construir essas políticas”, afirmou, revelando que “foi precisamente com esse objetivo que a Assembleia entregou, esta semana, à Comissão Europeia o contributo regional para o próximo Quadro Financeiro Plurianual”, reforçando o compromisso açoriano com temas centrais como a Coesão, a Transição Energética, a Agricultura, as Pescas e a Transformação Digital.

Edit Template
Notícias Recentes
Município de Vila do Porto recebe imóvel da paróquia de Santo Espírito para criar espaço de homenagema D. António de Sousa Braga
PSD acusa Iniciativa Liberal de mentir sobre cultura em Ponta Delgada
Alexandra Cunha pretende melhorar recolha de resíduos, rever regulamento de ocupação do espaço público e desburocratizar
Homenagem à UAc celebra laços académicos entre Portugal e Brasil
Federação Agrícola dos Açores lamenta a fraca adesão aos cursos de Ciências Agrárias da UAc
Notícia Anterior
Proxima Notícia

Copyright 2023 Diário dos Açores