O Presidente da Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores (ALRAA), Luís Garcia, afirmou ontem, na ilha Graciosa, que os Açores são “um exemplo europeu de sustentabilidade, inovação e compromisso com o futuro”, destacando o contributo da Região, tanto na preservação ambiental, como no avanço científico e tecnológico.
Na cerimónia comemorativa do Dia da Europa, o Presidente Luís Garcia, citado em nota enviada às redacções, enalteceu o simbolismo de celebrar a data “bem no coração do Atlântico”, numa ilha que tem demonstrado como é possível alinhar desenvolvimento com respeito pelo ambiente. “A Graciosa não é apenas um exemplo para os Açores, mas para toda a Europa”, afirmou, referindo-se ao projeto Graciólica, que permite à ilha abastecer-se exclusivamente com eletricidade proveniente de fontes renováveis durante mais de 140 dias por ano. A esse propósito, o Presidente do Parlamento açoriano sublinhou que esta iniciativa, cofinanciada por fundos europeus, é uma demonstração clara de como a cooperação entre a União Europeia e as regiões ultraperiféricas pode gerar soluções inovadoras para os grandes desafios do nosso tempo. “Estamos a mostrar que a transição energética é possível e pode ser feita de forma concreta e eficaz”, afirmou.
Sublinhando que “os Açores também dão muito à Europa”, o Presidente Luís Garcia destacou ainda o papel estratégico da Região, graças à sua localização geográfica e à sua vasta Zona Económica Exclusiva que lhe conferem potencial em matérias como a Segurança Atlântica, a Ciência e a Biodiversidade, referindo a título de exemplo a Rede de Áreas Marinhas Protegidas dos Açores, a presença da Agência Espacial Portuguesa em Santa Maria e o reconhecimento da ilha Graciosa como Reserva da Biosfera pela UNESCO.
Dirigindo-se especialmente aos jovens presentes, o Presidente da Assembleia Legislativa apelou à sua participação ativa no projeto europeu, defendendo que o contributo da Região na Europa vai para além da execução de políticas: “os Açores devem influenciar e construir essas políticas”, afirmou, revelando que “foi precisamente com esse objetivo que a Assembleia entregou, esta semana, à Comissão Europeia o contributo regional para o próximo Quadro Financeiro Plurianual”, reforçando o compromisso açoriano com temas centrais como a Coesão, a Transição Energética, a Agricultura, as Pescas e a Transformação Digital.