Edit Template

Paulo Moniz defende revisão de fórmula de cálculo para a reforma dos pescadores açorianos

O cabeça-de-lista da Coligação PSD/CDS/PPM pelo círculo dos Açores, Paulo Moniz, comprometeu-se esta manhã em rever a fórmula de cálculo para efeitos de reforma dos pescadores açorianos.
“Se não melhorarmos as condições de rendimento dos pescadores, focada também na matéria das reformas, e criando condições de atractividade de mão-de-obra mais jovem, corremos o risco de atravessar um envelhecimento ainda maior nos profissionais da Pesca”, destacou.
Paulo Moniz falava à saída de uma reunião com a Cooperativa Porto de Abrigo, em que transmitiu as prioridades do Governo de Luís Montenegro para o setor das Pescas.
“A situação dos pescadores e a importância da Pesca enquanto atividade económica é fundamental para os Açores e, obviamente, só se desenvolve com estes profissionais”, afirmou.
Ainda para mais, tendo em conta que “os Açores têm uma circunstância muito particular, que é o facto de haver muitos dias no inverno em que é impossível ir para o mar”, por comparação ao resto do país, apontou a título de exemplo.
Assim sendo, “a forma como está neste momento a ser contabilizada para efeitos de reforma esta circunstância, penaliza muito os pescadores açorianos”, comprometendo-se em “retomar um processo que já estava em andamento mas que parou com a dissolução da Assembleia da República”.
O candidato social-democrata encara “esse compromisso hoje, como no passado”, lembrando que, em 2020, o PSD na Assembleia da República apresentou “uma proposta concreta para o Orçamento de Estado de 2021, para que esta situação fosse salvaguardada, e que foi lamentavelmente chumbada pela maioria socialista de então”.

Edit Template
Notícias Recentes
Município de Vila do Porto recebe imóvel da paróquia de Santo Espírito para criar espaço de homenagema D. António de Sousa Braga
PSD acusa Iniciativa Liberal de mentir sobre cultura em Ponta Delgada
Alexandra Cunha pretende melhorar recolha de resíduos, rever regulamento de ocupação do espaço público e desburocratizar
Homenagem à UAc celebra laços académicos entre Portugal e Brasil
Federação Agrícola dos Açores lamenta a fraca adesão aos cursos de Ciências Agrárias da UAc
Notícia Anterior
Proxima Notícia

Copyright 2023 Diário dos Açores