Edit Template

Sá Couto, professor intemporal

Faleceu na madrugada, de 13 de maio de 2014 no Hospital Divino Espírito Santo em Ponta Delgada, Manuel Sá Couto, de 62 anos, vítima de doença prolongada.
Natural da Lomba da Maia, Sá Couto nasceu a 9 de fevereiro de 1952.
Era professor de Filosofia na Escola Secundária Antero de Quental, era muito acarinhado por alunos, docentes e por pessoal não docente, em geral.
Sá Couto, no seu quotidiano procurava que a escola deveria não perder de vista a mística do estudo e do trabalho.
Preocupava-se com o modo de organizar as competências necessárias para o exercício da profissão docente.
Assumia de forma vincada que professores e alunos deveriam munir-se de instrumentos suficientes para poderem compreender a sociedade de informação.
Nesse contexto, nos últimos vinte anos do exercício da profissão frequentou ações de formação para: elaboração de blogs, fotografia digital, manipulação de edição de imagens e aquisição de competências para interagir nas redes sociais.
Sá Couto era um humanista em várias dimensões preocupando-se com o bem-estar do seu semelhante.
A solidariedade e o espírito comunitário eram evidentes.
Entendia que todo aluno deveria ser civicamente responsável e democraticamente interveniente na vida comunitária. Por isso, incentivava os alunos a participarem nos debates internos na Escola e fora dela, nos Parlamentos Nacionais e Europeu. Envolveu-se com todos os recursos de que dispunha no sentido de promover a deslocação de 30 alunos da Escola Antero de Quental, ao Parlamento Europeu.
O Açoriano Oriental, em fevereiro de 2005, deu a seguinte notícia: ”Em Estrasburgo, entre 484 alunos de doze nacionalidades, Catarina Vicente, Filipe Sá Dias, Pedro Senra Melo e Tiago do Nascimento Cabral foram escolhidos para se sentarem nos lugares do Hemiciclo que nos dias de plenário pertencem à Presidência do Parlamento. A sua função: apresentar as soluções e medidas propostas pelo grupo de trabalho que os escolheu para os representar.”
Manuel Sá Couto, esteve sempre em todas as iniciativas que levaram estes alunos a Estrasburgo! Embora, não fizesse parte do grupo dos 3 docentes que acompanharam estes alunos, a expensas próprias viajou com os alunos até Lisboa e regressou de imediato. Para surpresa de todos…

Boanerges Melo

Edit Template
Notícias Recentes
26.º Angrajazz decorre entre 2 e 4 de Outubro
Ponta Delgada assinala Dia Internacional do Brincar a 11 de Junho
Azores Fringe incentiva colaborações artísticas interilhas
Câmara Municipal de Ponta Delgada duplica apoio ao torneio Figueiras Cup
Norberto e Pedro Baptista abriram segunda loja Molaflex em Ponta Delgada
Notícia Anterior
Proxima Notícia

Copyright 2023 Diário dos Açores